Participação da geração eólica e fotovoltaica na matriz enérgica brasileira – 2013 a 2017

Autores

  • Fabiano Baldez da Costa Brito Instituto Federal Fluminense (IFF), Macaé/RJ
  • Jairo Lúcio Gomes Siqueira Instituto Federal Fluminense (IFF), Macaé/RJ
  • Mariana Bacelar Turra Instituto Federal Fluminense (IFF), Macaé/RJ
  • Marcos Antonio Cruz Moreira Instituto Federal Fluminense (IFF), Macaé/RJ
  • Flavia Ribeiro Villela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Macaé/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/2177-4560.v13n12019p168-184

Palavras-chave:

Energia Elétrica, Renováveis, Estatísticas Energéticas

Resumo

A diversificação de fontes de energia, notadamente daquelas classificadas como renováveis, é uma tendência mundial, sendo o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU nº 7, na chamada Agenda 2030 (ONU, 2015). O Brasil tem neste quesito grande destaque no cenário mundial, pois nos últimos anos tem utilizado em média mais de 40% do seu consumo oriundo de fontes renováveis de energia elétrica, muito superior à média mundial e dos países da OCDE (EPE, 2018). Atualmente, as energias eólica e fotovoltaica têm se destacado com forte crescimento em participação na matriz energética brasileira. Considerando que o subsídio para as energias renováveis é rateado entre todos os consumidores, entender os reflexos dos subsídios no desenvolvimento da utilização dessas fontes de energia é necessário para a avaliação dos resultados obtidos. Estudar as fontes eólica e fotovoltaica, que vêm se destacando no cenário mundial, é importante para a compreensão desse fenômeno. O objetivo do presente trabalho foi analisar a evolução da participação das fontes de energia eólica e fotovoltaica (EFV) na matriz energética brasileira de geração de energia elétrica no período de 2013 a 2017. Os dados utilizados foram extraídos da Agência Nacional de Energia Elétrica e tratados utilizando as aplicações computacionais Microsoft® Excel® 365 e R ver. 3.5.1. Para isso, foram utilizados métodos de Estatística Descritiva tanto gráficos quanto de resumos numéricos, assim como métodos de normalização e de correlação de Pearson. Constatou-se que o aumento da participação dessas fontes de energia na matriz energética brasileira é consistente, mesmo com as limitações climáticas ocorridas em determinadas partes do ano, indicando que os subsídios governamentais têm surtido efeito.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabiano Baldez da Costa Brito, Instituto Federal Fluminense (IFF), Macaé/RJ
    Técnico de Projetos, Construção e Montagem do Petróleo Brasileiro. Mestrando em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense - Rio de Janeiro - Brasil.
  • Jairo Lúcio Gomes Siqueira, Instituto Federal Fluminense (IFF), Macaé/RJ
    Arquiteto na Schwartz Arquitetura. Mestrando em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense - Macaé/RJ – Brasil.
  • Mariana Bacelar Turra, Instituto Federal Fluminense (IFF), Macaé/RJ
    Assistente Administrativo da Baker Hughes - Filial. Mestrando em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense Macaé/RJ –  Brasil.
  • Marcos Antonio Cruz Moreira, Instituto Federal Fluminense (IFF), Macaé/RJ
    Doutor em Engenharia Elétrica (UFRJ). Professor Titular do Instituto Federal Fluminense Campus Macaé/RJ - Brasil.
  • Flavia Ribeiro Villela, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Macaé/RJ
    Doutoranda em Engenharia de Reservatório e de Exploração pela Universidade Estadual do Norte Fluminense. Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Macaé/RJ – Brasil.

Downloads

Publicado

27-06-2019

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Participação da geração eólica e fotovoltaica na matriz enérgica brasileira – 2013 a 2017. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 168–184, 2019. DOI: 10.19180/2177-4560.v13n12019p168-184. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/13109.. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>