Histórico e caracterização das lagoas do Açu, Salgada, Grussaí e Iquipari, São João da Barra/RJ

Autores

  • Verônica Ribeiro Ramos Instituto Federal Fluminense (IFF), Macaé/RJ
  • Thiago Moreira de Rezende Araújo Instituto Federal Fluminense (IFF), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Manildo Marcião de Oliveira Instituto Federal Fluminense (IFF), Cabo Frio/RJ https://orcid.org/0000-0003-4245-7132

DOI:

https://doi.org/10.19180/2177-4560.v13n12019p3-23

Palavras-chave:

Recursos hídricos, Monitoramento ambiental, Impactos antropogênicos

Resumo

As lagoas costeiras são instrumentos na manutenção de condições climáticas e hidrológicas. Na região Norte Fluminense, elas possuem demasiada representatividade sendo atreladas ao desenvolvimento regional. Contudo, as alterações antrópicas vêm interferindo na qualidade desses ecossistemas. Este artigo objetiva uma revisão bibliográfica e consequente caracterização das lagoas do Açu, Salgada, Grussaí e Iquipari, localizadas em São João da Barra/RJ. Nesse sentido, percebeu-se que a urbanização no entorno da lagoa de Grussaí e a ausência de esgotamento sanitário prejudicam de forma demasiada o equilíbrio aquático. Em contrapartida, as unidades de conservação atuam como importantes instrumentos de preservação dos sistemas lagunares da região.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verônica Ribeiro Ramos, Instituto Federal Fluminense (IFF), Macaé/RJ

Mestranda em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense Campus Macaé – Macaé/RJ – Brasil.

Thiago Moreira de Rezende Araújo, Instituto Federal Fluminense (IFF), Campos dos Goytacazes/RJ

Doutor em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Professor de Química do IFFluminense Campus Campos Centro – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil.

Manildo Marcião de Oliveira, Instituto Federal Fluminense (IFF), Cabo Frio/RJ

Doutor em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e coordenador do Laboratório de Ecotoxicologia e Microbiologia Ambiental (LEMAM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Cabo Frio/RJ – Brasil.

Downloads

Publicado

27-06-2019

Como Citar

RAMOS, V. R.; ARAÚJO, T. M. de R.; OLIVEIRA, M. M. de. Histórico e caracterização das lagoas do Açu, Salgada, Grussaí e Iquipari, São João da Barra/RJ. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 3–23, 2019. DOI: 10.19180/2177-4560.v13n12019p3-23. Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/13263. Acesso em: 31 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos de revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)