O desafio do saneamento em comunidades rurais e a importância do monitoramento da qualidade da água

Palavras-chave: Recursos hídricos, Saneamento básico, Abastecimento de água, Saúde pública

Resumo

O saneamento básico é um direito assegurado pela legislação brasileira, porém no que diz respeito ao acesso à água potável e esgotamento sanitário, esses serviços precisam evoluir significativamente para serem considerados eficientes, principalmente nas áreas rurais, onde o acesso à água potável é crítico e ocorre por meio de fontes alternativas de abastecimento, sendo imprescindível a realização de um monitoramento adequado da qualidade da água para consumo humano. O presente trabalho tem como objetivo mostrar o desafio do saneamento básico em áreas rurais dos municípios inseridos na Região Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana (RH-IX), e a importância do monitoramento da qualidade da água nessas localidades, possibilitando a identificação de possíveis fontes de contaminação decorrentes da ausência de saneamento. Vale ressaltar, ainda, que se leve em consideração, a resolução dos diferentes aspectos relacionados à contaminação das águas nessas áreas, por meio de medidas estruturais e educacionais quanto à importância da qualidade ambiental para assegurar a saúde da população residente nas comunidades rurais desses municípios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kamila Rocha Bernardino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
Engenheira Ambiental formada pelo Instituto Federal Fluminense campus Campos Guarus. Mestranda em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense campus Macaé/RJ - Brasil.
David de Andrade Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
Engenheiro de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Doutorando em Planejamento Ambiental no Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ - Brasil.
Vicente de Paulo dos Santos de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil.
Publicado
27-12-2020
Como Citar
BERNARDINO, K. R.; COSTA, D. DE A.; DE OLIVEIRA, V. DE P. DOS S. O desafio do saneamento em comunidades rurais e a importância do monitoramento da qualidade da água. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 14, n. 2, p. 255-273, 27 dez. 2020.
Seção
Artigos de revisão