A abertura da barra da Lagoa de Saquarema: evolução histórica e impactos ambientais

Palavras-chave: Impacto ambiental, Lagoa costeira, Biodiversidade, Limnologia

Resumo

As lagoas costeiras desempenham um papel importante nos ecossistemas regionais. Este trabalho se propõe a levantar aspectos históricos das principais mudanças sofridas pela Lagoa de Saquarema (RJ). Uma das modificações mais relevantes foi a abertura de um canal permanente para manter a comunicação entre a lagoa e o mar. Para tanto, foi necessário construir um guia para estabilizar sua embocadura. Essa modificação trouxe grandes alterações na dinâmica do ecossistema. Além de detalhar o processo histórico da lagoa, o presente estudo avalia ainda, as mudanças e os impactos da abertura artificial, comparando períodos anteriores à referida construção. Por fim, espera-se que este trabalho sirva como base para orientação de autoridades formais e reforce a necessidade de adequada gestão e monitoramento deste ecossistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Capecchi Valadão
Engenheira Ambiental pela Universidade Veiga de Almeida especializada em Ciências Ambientais em Áreas Costeiras pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro.
Rogério Neder Candella, Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Possui graduação em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Engenharia Oceânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Engenharia Oceânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor visitante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e pesquisador do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Interação do Oceano com a Atmosfera, atuando principalmente nos seguintes temas: tsunami, ondas, análise de dados, freak waves e nível do mar
Murilo Minello, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Graduado em Ciências Biológicas (Bacharel em Ecologia) (1997-2001) e Mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002-2004). De 2005 a 2007 trabalhou como professor de Relações Sócio-Ambientais do Colégio Municipal de Pescadores de Macaé (RJ) (parceria entre a UFRJ e a Secretaria Municipal de Educação de Macaé). De Fevereiro a Agosto de 2008 trabalhou como analista de meio ambiente do Instituto Estadual de Meio Ambiente do Espírito Santo (IEMA). Desde Setembro de 2008 trabalha como professor de Ecologia em regime de dedicação exclusiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).
Publicado
27-12-2020
Como Citar
VALADÃO, L. C.; CANDELLA, R. N.; MINELLO, M. A abertura da barra da Lagoa de Saquarema: evolução histórica e impactos ambientais. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 14, n. 2, p. 184-208, 27 dez. 2020.
Seção
Artigos de revisão