Pagamentos por Serviços Ambientais, Mercado de Crédito de Carbono e as trocas desiguais

Palavras-chave: Sistema-mundo capitalista, Externalidades, Valoração ambiental

Resumo

A crise crescentemente socioambiental do sistema-mundo capitalista demanda iniciativas no sentido de ao menos mitigar os problemas socioambientais. O mercado tem apresentado alguns instrumentos como a valoração ambiental, com precificação de serviços ambientais, na direção de um mercado ambiental de serviços. O presente artigo faz inicialmente alguns apontamentos sobre os serviços ecossistêmicos, os serviços ambientais e o Pagamento por Serviços Ambientais. Em seguida, discute-se a questão das trocas desiguais globais centro-periferia, tema característico da análise de sistemas-mundo, que é enriquecido com a dimensão ambiental, notadamente envolvendo trocas energéticas. Por fim, relaciona-se o Mercado de Crédito de Carbono e as trocas desiguais, com reflexões e críticas acerca desse mercado. O objetivo do artigo é demonstrar que o Mercado de Crédito de Carbono, por um lado, têm dificuldades para ser aplicado na prática, em larga escala, e por outro lado, caso consiga êxito, resulta no problema geopolítico das trocas desiguais globais centro-periferia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Vieira Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
Licenciado em Geografia (CEFET-Campos), Bacharel em Ciências Sociais (UENF), Mestre em Ciência Ambiental (UFF) e Doutor em Ciências do Meio Ambiente (UERJ). Professor da Pós-Graduação em Educação em Direitos Humanos do IFF - Campus Itaperuna - Brasil.
Elza Neffa, UERJ
Doutora em Ciências Sociais/Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela UFRRJ. Professora do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente - Doutorado, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGMA/UERJ) – Rio de Janeiro/RJ – Brasil.
José Glauco Ribeiro Tostes, UENF
Doutor em Química pela Unicamp. Professor-Titular aposentado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil.
Publicado
27-12-2020
Como Citar
DIAS, G. V.; NEFFA, E.; TOSTES, J. G. R. Pagamentos por Serviços Ambientais, Mercado de Crédito de Carbono e as trocas desiguais. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 14, n. 2, p. 235-254, 27 dez. 2020.
Seção
Artigos de revisão