Pagamentos por Serviços Ambientais, Mercado de Crédito de Carbono e as trocas desiguais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/2177-4560.v14n22020p235-254

Palavras-chave:

Sistema-mundo capitalista, Externalidades, Valoração ambiental

Resumo

A crise crescentemente socioambiental do sistema-mundo capitalista demanda iniciativas no sentido de ao menos mitigar os problemas socioambientais. O mercado tem apresentado alguns instrumentos como a valoração ambiental, com precificação de serviços ambientais, na direção de um mercado ambiental de serviços. O presente artigo faz inicialmente alguns apontamentos sobre os serviços ecossistêmicos, os serviços ambientais e o Pagamento por Serviços Ambientais. Em seguida, discute-se a questão das trocas desiguais globais centro-periferia, tema característico da análise de sistemas-mundo, que é enriquecido com a dimensão ambiental, notadamente envolvendo trocas energéticas. Por fim, relaciona-se o Mercado de Crédito de Carbono e as trocas desiguais, com reflexões e críticas acerca desse mercado. O objetivo do artigo é demonstrar que o Mercado de Crédito de Carbono, por um lado, têm dificuldades para ser aplicado na prática, em larga escala, e por outro lado, caso consiga êxito, resulta no problema geopolítico das trocas desiguais globais centro-periferia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Guilherme Vieira Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
    Licenciado em Geografia (CEFET-Campos), Bacharel em Ciências Sociais (UENF), Mestre em Ciência Ambiental (UFF) e Doutor em Ciências do Meio Ambiente (UERJ). Professor da Pós-Graduação em Educação em Direitos Humanos do IFF - Campus Itaperuna - Brasil.
  • Elza Neffa, UERJ
    Doutora em Ciências Sociais/Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela UFRRJ. Professora do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente - Doutorado, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGMA/UERJ) – Rio de Janeiro/RJ – Brasil.
  • José Glauco Ribeiro Tostes, UENF
    Doutor em Química pela Unicamp. Professor-Titular aposentado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil.

Downloads

Publicado

27-12-2020

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

Pagamentos por Serviços Ambientais, Mercado de Crédito de Carbono e as trocas desiguais. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 235–254, 2020. DOI: 10.19180/2177-4560.v14n22020p235-254. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/15488.. Acesso em: 28 mar. 2024.