Avaliação, Conservação e Recuperação de Nascentes em Bacias Hidrográficas

Palavras-chave: Gestão de recursos hídricos, Áreas de preservação permanente, Qualidade da água

Resumo

As nascentes são importantes fontes de água para as atividades de sobrevivência de famílias que vivem em espaços rurais.  Mas, ao longo dos anos, o homem tem acelerado o processo de degradação do meio ambiente, com práticas inadequadas que são visíveis e dificultam a conservação destas fontes. Essas práticas têm contribuído, por exemplo, para aumento da sedimentação dos corpos d`água, diminuição da quantidade de água e piorando sua qualidade. Em propriedades rurais é comum o uso da água provenientes de nascentes, por ser mais fácil sua captação e de menor custo, e, um número expressivo dessas pessoas a consome sem nenhum tipo de tratamento, colocando em risco sua saúde. A presente revisão bibliográfica apontou que vários estudos sobre nascentes estão relacionados diretamente com a degradação das mesmas devido ao aumento populacional, a urbanização, expansão agrícola e outros impactos ambientais. Até o presente momento, há uma forte indicação que um grande número de nascentes estão em desacordo com a legislação do Código Florestal lei 12.826, indicando assim a necessidade de ações de preservação, que sejam efetivadas de forma contínua por meio da interação com a população local.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Natal Correia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
Mestrando em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense)– Campus Macaé/RJ – Brasil.
Vicente de Paulo Santos de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil.
Thiago Moreira de Rezende Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
Doutorado em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - Brasil.
Publicado
27-12-2020
Como Citar
CORREIA, J. N.; SANTOS DE OLIVEIRA, V. DE P.; DE REZENDE ARAÚJO, T. M. Avaliação, Conservação e Recuperação de Nascentes em Bacias Hidrográficas. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 14, n. 2, p. 274-290, 27 dez. 2020.
Seção
Artigos de revisão