Aplicação do PROKNOW-C para seleção de portfólio bibliográfico e análise bibliométrica sobre captação e aproveitamento da água de chuva para fins não potáveis

Palavras-chave: Aproveitamento da água da chuva, Fonte de água alternativa, Economia de água potável, Bibliometria, ProKnow-C

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo definir um Portfólio Bibliográfico (PB) relacionado a captação e aproveitamento da água de chuva, por meio da metodologia ProKnow-C, realizando a análise bibliométrica e sistêmica da literatura. Trata-se de um método desenvolvido por pesquisadores do LabMCDA-UFSC que propõe ao pesquisador formar um PB a partir de um tema de interesse, alinhado com sua pesquisa. Para alcançar o objetivo, foram formadas seis combinações de termos e palavras, por meio das variações dos eixos de pesquisa: Projeto; Construção; Sustentabilidade; Recursos Hídricos; Captação de água de chuva e Gestão da água, utilizando os operadores lógicos AND & OR para serem consultadas em inglês nas bases de dados Scopus e Web of Science (WoS). O processo de filtragem resultou em um portfólio com 22 artigos. Os resultados obtidos foram: (i) Water (Switzerland) como periódico de maior destaque; (ii) GHISI, Enedir como o autor com maior número de publicações e (iii) BUTLER, David; MEMON, Fayyaz Ali e WARD, Sarah como os autores mais citados. A partir do PB, identificamos que o autor com maior número de artigos, Enedir GHISI, é brasileiro e coordena algumas pesquisas relevantes sobre o tema na Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giseli Gomes dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
Mestranda em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) - Brasil.
Vinicius Vanderley Miguel da Silva, Instituto Federal Fluminense
Doutorando em Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos - AmbHidro pelo Instituto Federal Fluminense (IFF). Mestre em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) - Brasil. 
Luciano Falcão da Silva, Instituto Federal Fluminense
Doutorado em Estruturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor no Instituto Federal Fluminense - Brasil.
Luis Felipe Umbelino, Instituto Federal Fluminense
Doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia Fluminense - Campos dos Goytacazes - Brasil.

Referências

CAMPISANO, Alberto et al. Urban rainwater harvesting systems: Research, implementation and future perspectives. Water research, v. 115, p. 195-209, 2017..

Grupo de trabalho da sociedade civil para a Agenda 2030. V Relatório Luz da

Sociedade civil da Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável BRASIL.

Disponível em https://gtagenda2030.org.br/relatorio-luz/relatorio-luz-2021/ Acesso em 18/09/2021

SILVA, Enid Rocha Andrade da. Agenda 2030: ODS-Metas nacionais dos objetivos de desenvolvimento sustentável. 2018.

LACERDA, Rogério Tadeu de Oliveira; ENSSLIN, Leonardo; ENSSLIN, Sandra Rolim. Uma análise bibliométrica da literatura sobre estratégia e avaliação de desempenho. Gestão & Produção, v. 19, p. 59-78, 2012.

TESTON, Andrea et al. Rainwater harvesting in buildings in Brazil: A literature review. Water, v. 10, n. 4, p. 471, 2018.

TOMAZ, P. Aproveitamento de água de chuva para áreas urbanas e fins não potáveis: 1. ed. São Paulo: Navegar Editora, 2003. 180 p.

TURNER, A. Managing Drought: learning from Australia. Universidade de Tecnologia de Sydney Pacific Institute. 2016. Disponível em: https://pacinst.org/publication/managing-drought-learning-from-australia/. Acesso em: 02 set. 2020.

Publicado
31-12-2021
Como Citar
GOMES DOS SANTOS, G.; SILVA, V. V. M.; FALCÃO DA SILVA, L.; UMBELINO, L. F. Aplicação do PROKNOW-C para seleção de portfólio bibliográfico e análise bibliométrica sobre captação e aproveitamento da água de chuva para fins não potáveis. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 15, n. 2, p. 48-59, 31 dez. 2021.