Nos caminhos da retirada sustentável, a redenção da bicicleta

Autores

  • Hélio Gomes Filho
  • Paulo César da Costa Heméritas

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-4560.20090008

Palavras-chave:

Transporte cicloviário. Aquecimento global. Pensamento ambiental. Mobilidade urbana. Bicycle transportation. Global warming. Environmentalthought. Urban mobility

Resumo

O presente trabalho é uma reflexão teórica sobre o limiar de uma era de substituição de fontes de energia fósseis por energias alternativas, que sirvam de arrefecimento dos problemas ambientais, notadamente o aquecimento global. A necessidade das reduções de emissões promovidas pelo automóvel e a busca de fontes de energia renováveis têm ensejado o incentivo ao transporte cicloviário e a criação de políticas públicas para melhoria das condições do setor, no momento em que o ponto de irreversibilidade das alterações climáticas globais já pode ter sido ultrapassado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Hélio Gomes Filho
    Professor de História do Pensamento Ambiental no Curso de Especialização em Educação Ambiental e de Energia, Ambiente e Desenvolvimento no Mestrado em Engenharia Ambiental do IFF – Instituto Federal Fluminense; engenheiro, especialista em Ciências do Ambiente e mestre em Planejamento Regional e Gestão da Cidade.
  • Paulo César da Costa Heméritas
    Aluno do Curso de Especialização em Educação Ambiental do IFF – Instituto Federal Fluminense, Mestrando em Cognição e Linguagem da UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Downloads

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Nos caminhos da retirada sustentável, a redenção da bicicleta. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 149–171, 2010. DOI: 10.5935/2177-4560.20090008. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20090008.. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)