Avaliação da sustentabilidade ambiental das comunidades ante as transformações socioambientais oriundas da implantação do Complexo Portuário Industrial do Açu

  • Roger Rangel Coutinho
  • Luiz de Pinedo Quinto Júnior
  • Ricardo Pacheco Terra
  • Camila Ferreira Pena
Palavras-chave: Avaliação de impacto ambiental. Pegada ecológica. Porto do Açu. São João da Barra.

Resumo

O presente trabalho trata da avaliação dos impactos ambientais do Complexo Portuário Industrial do Açu (São João da Barra–RJ), com ênfase no impacto oriundo do processo de adensamento urbano, ocasionado pelo poder de centralidade inato de grandes empreendimentos como esse. Dessa forma o presente estudo mensura e avalia os impactos decorrentes do processo de concentração populacional da AID (Área de Infl uência Direta) do empreendimento. Para isso, é utilizada a metodologia denominada Ecological Footprint (Pegada Ecológica), como ferramenta para avaliar o impacto do processo de crescimento da população e suas implicações na capacidade de suporte ambiental da área em estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roger Rangel Coutinho
Mestre em Engenharia Ambiental, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, Brasil.Atualmente é Fiscal de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Campos dos Goytacazes-RJ.
Luiz de Pinedo Quinto Júnior
Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Atualmente é Professor do PPEA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, Brasil.
Ricardo Pacheco Terra
Mestre em Produção Animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, Darcy Ribeiro, UENF, Brasil. graduado em Zootecnia pela Universidade Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ. Pesquisador do IF Fluminense.
Camila Ferreira Pena
Graduada em Ciências da Natureza e suas Tecnologias pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, Brasil.
Como Citar
COUTINHO, R. R.; JÚNIOR, L. DE P. Q.; TERRA, R. P.; PENA, C. F. Avaliação da sustentabilidade ambiental das comunidades ante as transformações socioambientais oriundas da implantação do Complexo Portuário Industrial do Açu. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 3, n. 2, p. 11-22, 11.
Seção
Artigos originais

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 3 4 > >>