Avaliação da sustentabilidade ambiental das comunidades ante as transformações socioambientais oriundas da implantação do Complexo Portuário Industrial do Açu

Autores

  • Roger Rangel Coutinho
  • Luiz de Pinedo Quinto Júnior
  • Ricardo Pacheco Terra
  • Camila Ferreira Pena

Palavras-chave:

Avaliação de impacto ambiental. Pegada ecológica. Porto do Açu. São João da Barra.

Resumo

O presente trabalho trata da avaliação dos impactos ambientais do Complexo Portuário Industrial do Açu (São João da Barra–RJ), com ênfase no impacto oriundo do processo de adensamento urbano, ocasionado pelo poder de centralidade inato de grandes empreendimentos como esse. Dessa forma o presente estudo mensura e avalia os impactos decorrentes do processo de concentração populacional da AID (Área de Infl uência Direta) do empreendimento. Para isso, é utilizada a metodologia denominada Ecological Footprint (Pegada Ecológica), como ferramenta para avaliar o impacto do processo de crescimento da população e suas implicações na capacidade de suporte ambiental da área em estudo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roger Rangel Coutinho
    Mestre em Engenharia Ambiental, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, Brasil.Atualmente é Fiscal de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Campos dos Goytacazes-RJ.
  • Luiz de Pinedo Quinto Júnior
    Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Atualmente é Professor do PPEA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, Brasil.
  • Ricardo Pacheco Terra
    Mestre em Produção Animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, Darcy Ribeiro, UENF, Brasil. graduado em Zootecnia pela Universidade Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ. Pesquisador do IF Fluminense.
  • Camila Ferreira Pena
    Graduada em Ciências da Natureza e suas Tecnologias pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, Brasil.

Downloads

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Avaliação da sustentabilidade ambiental das comunidades ante as transformações socioambientais oriundas da implantação do Complexo Portuário Industrial do Açu. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 11–22, 2010. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20090009.. Acesso em: 29 mar. 2024.