Contribuições para o planejamento urbano-ambiental na região Norte Fluminense

Autores

  • Matheus Pepe Crespo
  • Rafael Espinoza Gomes Roseira André
  • Gilcélio de Souza do Nascimento
  • José Augusto Ferreira da Silva
  • Luiz de Pinedo Quinto Junior

Palavras-chave:

Planejamento ambiental. Reorganização territorial. Sistema de Informações Geográficas. Macrodrenagem.

Resumo

Este artigo é resultado da compilação entre duas linhas de pesquisas desenvolvidas no Instituto Federal Fluminense campus Campos-Centro. Uma estudando os impactos territoriais do Porto do Açu, coordenada pelo professor Luiz de Pinedo Quinto Junior, tendo Matheus Crespo como bolsista pesquisador. Outra que estuda a elaboração de um Atlas Hidrográfico para a IX Região Hidrográfica/RJ, através de Sistema de Informação Geográfica, coordenada pelo professor José Augusto Ferreira da Silva, tendo Rafael Espinoza e Gilcélio de Souza como bolsistas pesquisadores. Propõe-se com este artigo pensar a reorganização territorial, visando a um planejamento ambiental, para a região Norte Fluminense, a partir da implantação do Complexo Portuário e Industrial do Açu e seus impactos. Para tanto, propõem-se três estratégias norteadoras do planejamento urbano-ambiental, que são: análise geomorfológica da região em estudo; repensar o sistema de macrodrenagem; e, por último, a utilização do Sistema de Informações Geográficas como recurso de apoio à gestão do território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Pepe Crespo

Bolsista pesquisador do Núcleo de Estudos em Estratégia e Desenvolvimento (NEED) e Graduando em Licenciatura em Geografia pelo IF Fluminense/campus Campos Centro.

Rafael Espinoza Gomes Roseira André

Bolsista pesquisador do Núcleo de Estudos Geográficos (NEGEO), Laboratório Geomática, e Graduando em Licenciatura em Geografia pelo IF Fluminense/campus Campos Centro. 

Gilcélio de Souza do Nascimento

Bolsista pesquisador do Núcleo de Estudos Geográficos (NEGEO), Laboratório Geomática, e Graduando em Licenciatura em Geografia pelo IF Fluminense/campus Campos Centro.

José Augusto Ferreira da Silva

Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Petróleo, Energia e Recursos Naturais (NUPERN)/Laboratório de Geomática. Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPEA) e Geografia do IF Fluminense. Geógrafo, Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, Instituto Federal Fluminense/campus Macaé.

Luiz de Pinedo Quinto Junior

Pesquisador do Núcleo de Estudos em Estratégia e Desenvolvimento (NEED). Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPEA), Arquitetura e Urbanismo e Geografia do IF Fluminense/campus Campos Centro.   

Downloads

Como Citar

CRESPO, M. P.; ANDRÉ, R. E. G. R.; NASCIMENTO, G. de S. do; SILVA, J. A. F. da; JUNIOR, L. de P. Q. Contribuições para o planejamento urbano-ambiental na região Norte Fluminense. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 113–126, 2011. Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20100006. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>