Levantamento das atividades potencialmente poluidoras do município de Vassouras/RJ – Brasil

  • Lucas da Silva Portela
  • Irineu Vieira da Silva Jr.
  • Alexandre Lioi Nascentes
  • David Vilas Boas de Campos
Palavras-chave: Licenciamento ambiental. atividades poluidoras. gestão ambiental municipal.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo realizar o levantamento das atividades potencialmente poluidoras do município de Vassouras/RJ. Para análise dos dados foi utilizado o banco de cadastros da Secretaria Municipal de Fazenda - PMV de todas as atividades com alvará de funcionamento. Foi quantificado um total de 1534 atividades cadastradas em que 385 empreendimentos são passíveis de licenciamento. O Estado emitiu 17 e o município 22 licenças ambientais. Foram quantificados 346 empreendimentos que não apresentam nenhum tipo de licença ambiental; o que representa 89,87% do total.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas da Silva Portela
Engenheiro Florestal / Analista Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Vassouras. Engenheiro Florestal pela UFRRJ. Especialista em Planejamento e Gestão Ambiental pela USS.
Irineu Vieira da Silva Jr.
Professor Assistente da USS. Engenheiro Quimico pela UFRRJ. Especialista em Gestão Ambiental pela FGV. Assessor da direção do Hospital Universitário Sul Fluminense na área ambiental. Presta Assesoria para Farmaguinhos/FIOCRUZ na transferência de tecnologia para Bolívia.
Alexandre Lioi Nascentes
Professor do Departamento de Engenharia da UFRRJ. Engenheiro Civil e Sanitarista pela UERJ. Mestre em Saneamento Ambiental pela ENSP/FIOCRUZ. Doutorando em Processos Químicos e Bioquímicos pela UFRJ.
David Vilas Boas de Campos
Pesquisador da EMBRAPA Solos e Professor da USS. Engenheiro Agrônomo pela UFRRJ, Mestre e Doutor em Agronomia pela UFRRJ.
Publicado
18-03-2011
Como Citar
PORTELA, L. DA S.; SILVA JR., I. V. DA; NASCENTES, A. L.; CAMPOS, D. V. B. DE. Levantamento das atividades potencialmente poluidoras do município de Vassouras/RJ – Brasil. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 4, n. 1, p. 153-163, 18 mar. 2011.
Seção
Artigos originais