Estratégias pró-preservação do domínio das Ilhas Fluviais do Rio Paraíba do Sul diante da UHE Itaocara – Rio de Janeiro: uma perspectiva no âmbito da valoração ambiental e da mobilização social

Autores

  • Thiago Caetano da Silva Berriel
  • Rodrigo Valente Serra
  • Maria Inês Paes Ferreira
  • Samara Melo Rodrigues

Palavras-chave:

Impactos ambientais de hidrelétricas. Valoração ambiental. Domínio das ilhas fluviais. Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

Resumo

O rio Paraíba do Sul compreende a maior bacia hidrográfica do Estado do Rio de Janeiro, e concentra diversas atividades industriais. No âmbito do setor hidrelétrico, destaca-se o projeto da Usina Hidrelétrica (UHE) Itaocara, que prevê o alagamento de áreas do Domínio das Ilhas Fluviais do curso médio inferior do rio Paraíba do Sul. A partir da sistematização dos impactos ambientais associados a esse tipo de empreendimento, este trabalho propõe, como resultado, métodos para valorar os danos associados à implantação, à operação e ao descomissionamento do empreendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Caetano da Silva Berriel

Instituto Federal Fluminense. Campus Macaé /NUPERN – Mestre em Engenharia Ambiental; Diretor Geral - ONG Projeto Piabanha (APARPS).

Rodrigo Valente Serra

Instituto Federal Fluminense. Campus Macaé/ NUPERN – professor/pesquisador do Programa de Mestrado em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense e especialista em Regulação da Agência Nacional do Petróleo.

Maria Inês Paes Ferreira

Instituto Federal Fluminense. Campus Macaé/NUPERN – professora/pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense.

Samara Melo Rodrigues

Instituto Federal Fluminense Campus Macaé/ NUPERN – Tecnóloga em Indústria de Petróleo e Gás; bolsista de Iniciação Científica.

Downloads

Como Citar

BERRIEL, T. C. da S.; SERRA, R. V.; FERREIRA, M. I. P.; RODRIGUES, S. M. Estratégias pró-preservação do domínio das Ilhas Fluviais do Rio Paraíba do Sul diante da UHE Itaocara – Rio de Janeiro: uma perspectiva no âmbito da valoração ambiental e da mobilização social. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 33–52, 2011. Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20100011. Acesso em: 9 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>