Sazonalidade hidroquímica e transporte de materiais dissolvidos no delta da Bacia do Rio Paraíba do Sul, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil (2008 – 2009)

  • Jayme Teixeira
  • Helio Secco
  • Cristiano Peixoto Maciel
  • Marina Satika Suzuki
Palavras-chave: Nutrientes. Hidroquímica. Vazão. Rio Paraíba do Sul.

Resumo

O rio Paraíba do Sul (RPS) possui grande importância econômica, por cortar a região mais industrializada do Brasil. O objetivo deste estudo foi caracterizar a dinâmica de nutrientes e os parâmetros físico-químicos do RPS entre 2008 e 2009. A amostragem de água foi conduzida quinzenalmente. A vazão apresentou maiores valores na estação chuvosa, acompanhada pelos valores de MPS, NO2- e PO43- e contrária aos valores de condutividade, oxigênio dissolvido e NO3-. Os valores de temperatura, pH e alcalinidade variaram pouco. A vazão do rio aparece como principal fator controlador da variação da concentração dos nutrientes e nos valores dos parâmetros físico-químicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jayme Teixeira
Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil.
Helio Secco
Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil.
Cristiano Peixoto Maciel
Mestrando em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, campus Macaé, RJ, Brasil.
Marina Satika Suzuki
Professor Doutor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil.
Como Citar
TEIXEIRA, J.; SECCO, H.; MACIEL, C. P.; SUZUKI, M. S. Sazonalidade hidroquímica e transporte de materiais dissolvidos no delta da Bacia do Rio Paraíba do Sul, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil (2008 – 2009). Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 4, n. 2, p. 205-218, 11.
Seção
Artigos originais

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 3 4 > >>