Avaliação de redes de monitoramento de recursos hídricos: estudo aplicado às águas superficiais na bacia do rio Macaé

Autores

  • Carolina Cloris Lopes Benassuly
  • Wanessa Alves Duarte
  • Maria Inês Paes Ferreira

Palavras-chave:

Rede de monitoramento. Entropia. Recursos hídricos. Macaé.

Resumo

O monitoramento dos recursos hídricos remete ao conhecimento dos fenômenos hidrológicos, estruturando sua gestão, de forma a atender aos seus usos múltiplos, e ao mesmo tempo permitir o controle e a conservação desse recurso. A eficácia do monitoramento depende da adequação de projeto e das condições apropriadas de operação de sistemas de informações. A rede de monitoramento formada pelas estações deverá ser adequada aos seus objetivos e ser ótima em sua locação. Os dados gerados devem permitir modelar o comportamento hidrológico na bacia, possibilitando a interpolação dos dados de forma que se obtenha a informação desejada em quaisquer pontos da bacia. Entre os conceitos e métodos que norteiam a estruturação e avaliação de redes de monitoramento para águas superficiais, o presente trabalho emprega o conceito de entropia para analisar as séries históricas das estações em operação na bacia do rio Macaé, quanto à redundância das informações transmitidas pelas estações e a relevância de tais informações. A importância do rio Macaé se justifica por ser responsável pelo abastecimento público e industrial de toda a cidade de Macaé, a qual produz cerca de 80% de todo o petróleo nacional. Como resultado apresenta-se a alta relevância das estações do alto curso da bacia e a necessidade de adensamento da rede para as regiões sem dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Cloris Lopes Benassuly

Pesquisadora associada ao Núcleo de Pesquisa em Petróleo, Energia e Recursos Naturais / Instituto Federal Fluminense/Câmpus Macaé. Tecnóloga em Petróleo e Gás, Mestre em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense.

Wanessa Alves Duarte

Graduanda de Engenharia de Controle e Automação, Câmpus Macaé, Instituto Federal Fluminense.

Maria Inês Paes Ferreira

Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Petróleo, Energia e Recursos Naturais / Instituto Federal Fluminense/ Câmpus Macaé. Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

25-03-2013

Como Citar

BENASSULY, C. C. L.; DUARTE, W. A.; FERREIRA, M. I. P. Avaliação de redes de monitoramento de recursos hídricos: estudo aplicado às águas superficiais na bacia do rio Macaé. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 47–70, 2013. Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20110003. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>