Modelagem computacional como ferramenta de gerenciamento dos recursos hídricos: uma alternativa para abordagem de problemas de usos múltiplos

Autores

  • Haydda Manolla Chaves da Hora
  • José Henriques da Silva Tavares
  • Gabriel Lima de Souza
  • Jader Lugon Jr
  • Maria Inês Paes Ferreira

Palavras-chave:

Modelagem computacional. Recursos hídricos. Usos múltiplos.

Resumo

Hoje no Brasil, ainda há muitos casos de incompatibilidade entre uso da água e disponibilidade hídrica. Em razão do aumento da variedade e dos volumes necessários, originou-se o conceito de usos múltiplos, conforme afirmam Pinheiro et al. (2007). O uso de um mesmo recurso para finalidades diferentes com diversas restrições (qualitativas e quantitavivas) gera conflitos. Com o objetivo de minimizar tais conflitos, este trabalho foi aplicado a casos particulares das Regiões Hidrográficas VI e VIII, do Estado do Rio de Janeiro, usando modelagem computacional (baseada no software MOHID – Water Modeling System) como ferramenta para o gerenciamento dos recursos hídricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Haydda Manolla Chaves da Hora

Instituto Federal Fluminense/Câmpus Macaé – Graduanda em Engenharia de Controle e Automação e Bolsista de Iniciação Científica CNPq/PIBIC.

José Henriques da Silva Tavares

Instituto Federal Fluminense/Câmpus Macaé – Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental e PETROBRAS Bacia de Campos, Macaé/RJ, Brasil

Gabriel Lima de Souza

Instituto Federal Fluminense/Câmpus Macaé – Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental e PETROBRAS Bacia de Campos, Macaé/RJ, Brasil.

Jader Lugon Jr

Instituto Federal Fluminense/Câmpus Macaé – Professor/Pesquisador do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental e especialista do CENTRO DE TECNOLOGIA SENAI RJ Ambiental – CTS-A, Rio de Janeiro/RJ, Brasil.

Maria Inês Paes Ferreira

Instituto Federal Fluminense. Câmpus Macaé/NUPERN – Professora/Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense.

Downloads

Como Citar

HORA, H. M. C. da; TAVARES, J. H. da S.; SOUZA, G. L. de; LUGON JR, J.; FERREIRA, M. I. P. Modelagem computacional como ferramenta de gerenciamento dos recursos hídricos: uma alternativa para abordagem de problemas de usos múltiplos. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 71–87, 2012. Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20110004. Acesso em: 28 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>