Avaliação da contaminação de efluentes domésticos em poços sobre área de restinga

  • Micheli Rocha Cordeiro
  • Samara de Melo Rodrigues
  • Paulo Rogério Nogueira de Souza
  • Maria Inês Paes Ferreira
Palavras-chave: Gestão de efluentes domésticos. Fossa séptica. Contaminação de águas subterrâneas. Restinga de Jurubatiba.

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados do estudo sobre contaminação das fossas sépticas nos poços de abastecimento de assentados sobre área de restinga, no bairro Lagomar, município de Macaé (RJ). O bairro está localizado na macroárea da orla norte, limítrofe e zona de amortecimento do Parque Nacional Restinga de Jurubatiba, que possui grande relevância ecológica e beleza cênica. A área objeto de estudo é um bairro de população de baixa renda, onde não existem os sistemas de tratamento de efluente e nem abastecimento de água pública, agravando o risco de doenças relacionadas à má qualidade do saneamento ambiental. A presença de coliformes fecais em todas as amostras avaliadas, inclusive numa amostra de água tratada, indica riscos à saúde da população local, bem como riscos de alteração ecossistêmica na região do Parque Nacional e no seu entorno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Micheli Rocha Cordeiro
Instituto Federal Fluminense. Câmpus Macaé/NUPERN – Mestranda em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense.
Samara de Melo Rodrigues
Instituto Federal Fluminense. Câmpus Macaé/NUPERN – Tecnóloga em Indústria de Petróleo e Gás; bolsista de Iniciação Científica.
Paulo Rogério Nogueira de Souza
Instituto Federal Fluminense. Câmpus Macaé/NUPERN – Prof. Dr. em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos.
Maria Inês Paes Ferreira
Instituto Federal Fluminense. Câmpus Macaé/NUPERN – Profa. Dra. em Ciência e Tecnologia de Polímeros, Professora/Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense.
Como Citar
CORDEIRO, M. R.; RODRIGUES, S. DE M.; SOUZA, P. R. N. DE; FERREIRA, M. I. P. Avaliação da contaminação de efluentes domésticos em poços sobre área de restinga. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 5, n. 1, p. 89-102, 11.
Seção
Artigos originais

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 3 > >>