Avaliação da Qualidade da Água Subterrânea Utilizada nos Distritos de Campos dos Goytacazes-RJ

  • Tâmmela Cristina Gomes Nunes
  • Tayná de Souza Gomes Simões
  • Vicente de Paulo Santos de Oliveira
Palavras-chave: Recursos hídricos. Tratamento de água. Campos dos Goytacazes-RJ.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar se a água consumida pelos moradores dos distritos que em suas casas não recebem água tratada pela rede pública está em conformidade com os padrões de potabilidade para água para consumo humano. Foram estudadas dez localidades e analisados os parâmetros físico-químicos (pH, turbidez, cloro total, cloro livre, flúor, ferro e manganês) e microbiológicos. Foi verificada também a ocorrência de doenças de veiculação hídrica que podem estar relacionadas à qualidade da água. Os resultados obtidos indicaram que as localidades apresentaram problemas de acidez, concentrações de ferro, manganês e turbidez acima do VMP nas duas campanhas e valores de cloro total e cloro livre encontrados ficaram praticamente todos abaixo do VMP recomendado pela Portaria 518/2004 MS. As análises de flúor indicam a necessidade de incorporação dessa substância em caso da implementação de tratamento de água nas localidades estudadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tâmmela Cristina Gomes Nunes
Licencianda em Ciências da Natureza/Química do Instituto Federal Fluminense – Câmpus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil.
Tayná de Souza Gomes Simões
Licencianda em Ciências da Natureza/Química do Instituto Federal Fluminense – Câmpus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil.
Vicente de Paulo Santos de Oliveira
M&B Assessoria Ambiental – Câmpus Campos-Centro, Diretor do Departamento de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal Fluminense – Câmpus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil.
Como Citar
NUNES, T. C. G.; SIMÕES, T. DE S. G.; OLIVEIRA, V. DE P. S. DE. Avaliação da Qualidade da Água Subterrânea Utilizada nos Distritos de Campos dos Goytacazes-RJ. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 5, n. 1, p. 113-129, 11.
Seção
Artigos originais

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 3 > >>