Zoneamento de Áreas Sujeitas a Inundações na Baixada Campista-Norte Fluminense com o Auxílio do Geoprocessamento

  • Glayce Junqueira Quintanilha
  • Vicente de Paulo Santos de Oliveira
Palavras-chave: Baixada Campista. Inundações. SIG. Zoneamento. Canais.

Resumo

A ocupação das terras, desde o início da humanidade, sempre esteve associada a locais às margens de corpos hídricos, entretanto essas ocupações relatam diversos eventos de prejuízos aos homens devido à elevação natural dos cursos hídricos em terrenos antropizados. Grande parte do município de Campos dos Goytacazes está desenvolvida em áreas antes banhadas por extensos corpos d’água, assim, uma boa parte do território de Campos existe como resultado de grandes intervenções humanas que objetivaram drenar os terrenos baixos da região para principalmente expandir as áreas agricultáveis. O zoneamento de áreas sujeitas à inundação, neste sentido, apresenta-se como uma ferramenta de extrema valia para ordenar e planejar o uso e a ocupação de uma região, principalmente daquelas onde esses eventos de inundação são recorrentes, como é o caso de Campos dos Goytacazes. Esse instrumento é capaz de identificar as áreas críticas e direcionar o uso da terra de acordo com as características intrínsecas de uma dada região. O objetivo deste trabalho é propor um modelo de zoneamento ecológico-econômico das áreas sujeitas à inundação em uma área da Baixada Campista, utilizando como ferramenta de apoio um Sistema de Informação Geográfica (SIG), o qual, neste estudo, será o software ArcGis, versão 9.3. Neste trabalho identificou-se a extensão do sistema hídrico da área de estudo e se discutiram as principais implicações da racionalização do uso dos terrenos no entorno da área trabalhada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glayce Junqueira Quintanilha
Instituto Federal Fluminense/Câmpus Campos-Centro – Mestranda em Engenharia Ambiental.
Vicente de Paulo Santos de Oliveira
Prof. Doutor em Engenharia Agrícola (orientador), Graduado em Engenharia de Agrimensura pela Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil. Mestre em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil. Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, Câmpus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil.
Como Citar
QUINTANILHA, G. J.; OLIVEIRA, V. DE P. S. DE. Zoneamento de Áreas Sujeitas a Inundações na Baixada Campista-Norte Fluminense com o Auxílio do Geoprocessamento. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 5, n. 1, p. 163-175, 11.
Seção
Artigos originais

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 3 > >>