Zoneamento de Áreas Sujeitas a Inundações na Baixada Campista-Norte Fluminense com o Auxílio do Geoprocessamento

Autores

  • Glayce Junqueira Quintanilha
  • Vicente de Paulo Santos de Oliveira

Palavras-chave:

Baixada Campista. Inundações. SIG. Zoneamento. Canais.

Resumo

A ocupação das terras, desde o início da humanidade, sempre esteve associada a locais às margens de corpos hídricos, entretanto essas ocupações relatam diversos eventos de prejuízos aos homens devido à elevação natural dos cursos hídricos em terrenos antropizados. Grande parte do município de Campos dos Goytacazes está desenvolvida em áreas antes banhadas por extensos corpos d’água, assim, uma boa parte do território de Campos existe como resultado de grandes intervenções humanas que objetivaram drenar os terrenos baixos da região para principalmente expandir as áreas agricultáveis. O zoneamento de áreas sujeitas à inundação, neste sentido, apresenta-se como uma ferramenta de extrema valia para ordenar e planejar o uso e a ocupação de uma região, principalmente daquelas onde esses eventos de inundação são recorrentes, como é o caso de Campos dos Goytacazes. Esse instrumento é capaz de identificar as áreas críticas e direcionar o uso da terra de acordo com as características intrínsecas de uma dada região. O objetivo deste trabalho é propor um modelo de zoneamento ecológico-econômico das áreas sujeitas à inundação em uma área da Baixada Campista, utilizando como ferramenta de apoio um Sistema de Informação Geográfica (SIG), o qual, neste estudo, será o software ArcGis, versão 9.3. Neste trabalho identificou-se a extensão do sistema hídrico da área de estudo e se discutiram as principais implicações da racionalização do uso dos terrenos no entorno da área trabalhada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Glayce Junqueira Quintanilha
    Instituto Federal Fluminense/Câmpus Campos-Centro – Mestranda em Engenharia Ambiental.
  • Vicente de Paulo Santos de Oliveira
    Prof. Doutor em Engenharia Agrícola (orientador), Graduado em Engenharia de Agrimensura pela Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil. Mestre em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil. Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, Câmpus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil.

Downloads

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Zoneamento de Áreas Sujeitas a Inundações na Baixada Campista-Norte Fluminense com o Auxílio do Geoprocessamento. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 163–175, 2012. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20110010.. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>