Estimativas de cargas poluidoras difusas em bacias hidrográficas, com ênfase nas cargas geradas para o parâmetro fósforo

Autores

  • Diego Magalhães Borges Santanna
  • Antonio Sérgio Ferreira Mendonça

Palavras-chave:

Fósforo. Poluição Difusa. Uso e Ocupação do Solo.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo contribuir para a compreensão da problemática da qualidade de água relacionada com fontes de poluição difusa. Foi usado o modelo ArcView Generalized Watershed Loading Function (AVGWLF) para demonstração das cargas de fósforo total simuladas em um microbacia rural, localizada no município de Aracruz, estado do Espírito Santo. Foram gerados mapas (formatos “shape” e “grid”) tais como: uso e ocupação do solo, tipos de solos, malha hídrica, concentração de fósforo total no solo, entre outros, usados como arquivos de entrada do modelo. Também foram construídos 4 cenários sobre o uso e ocupação do solo, sendo um preexistente (mata+eucalipto) e 3 hipotéticos (pastagem, café e solo descoberto), considerando o período entre 1998 e 2002. Os resultados foram separados por períodos secos (abril a setembro) e períodos chuvosos (outubro a março), e comparados com os dados de chuva mensal de estação pluviométrica localizada próxima à região de estudo. O parâmetro MU_AWC (capacidade de retenção de água no solo) apresenta forte influência na geração de carga de fósforo total nas águas subterrâneas, nas simulações, sendo que o aumento do valor do parâmetro reduz a carga simulada. Os resultados simulados pelo modelo para as cargas mensais de fósforo total acompanham as variações sazonais pluviométricas. As cargas simuladas de fósforo total variam quantitativamente na seguinte ordem crescente, considerando os cenários de uso do solo: mata+eucalipto, pastagem, café e, por último, solo descoberto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Diego Magalhães Borges Santanna
    Professor Titular do Instituto Federal Fluminense, câmpus Campos-Guarus, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil. Mestrado emEngenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, ES, Brasil.
  • Antonio Sérgio Ferreira Mendonça
    Professor Titular do DEA/CT/UFES, Vitória, ES, Brasil. Doutorado em Engenharia de Recursos Hídricos pela Colorado StateUniversity, CSU, Estados Unidos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Estimativas de cargas poluidoras difusas em bacias hidrográficas, com ênfase nas cargas geradas para o parâmetro fósforo. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 71–90, 2012. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20110016.. Acesso em: 28 mar. 2024.