Nomenclaturas distintas para zonas ambientais com objetivos semelhantes: dificultando a gestão participativa de Unidades de Conservação da Natureza no Brasil

Autores

  • Dalila Silva Mello
  • Leonízia Valdeci de Mello
  • Maria Inês Paes Ferreira

Palavras-chave:

Tipologias. Zoneamento. Planejamento. Roteiros metodológicos. Unidades de Conservação.

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor uma revisão das nomenclaturas das diversas zonas ambientais das Unidades de Conservação no Brasil, por meio de um estudo comparativo das tipologias de zonas ambientais propostas dos roteiros metodológicos de planejamento de unidades de conservação da natureza, publicados pelo IBAMA, na primeira década de 2000, que ainda estão válidas. Foram encontradas nomenclaturas distintas para zonas ambientais com objetivos semelhantes, gerando uma confusão terminológica que dificulta o entendimento dos atores sociais envolvidos no processo de gestão participativa. Neste artigo, elabora-se uma primeira versão para uma simplificação das nomenclaturas, de forma a tornar o processo inteligível para o conjunto de atores sociais envolvidos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dalila Silva Mello
    Bióloga e Mestre em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPEA) do Instituto FederalFluminense.
  • Leonízia Valdeci de Mello
    Especialista em Gerenciamento Socioambiental Costeiro pela COPPE/UFRJ. Licenciada em Biologia pela Faculdade da Regiãodos Lagos, FERLAGOS.
  • Maria Inês Paes Ferreira
    Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Petróleo, Energia e Recursos Naturais / Instituto Federal Fluminense/ Câmpus Macaé.Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense.

Downloads

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Nomenclaturas distintas para zonas ambientais com objetivos semelhantes: dificultando a gestão participativa de Unidades de Conservação da Natureza no Brasil. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 203–218, 2012. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20110022.. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 > >>