A (re)produção do espaço capitalista nas áreas de grandes empreendimentos: uma análise comparativa entre os conflitos socioambientais nos Complexos Portuários do Açu e de Suape

  • Nina Maria de Souza Barreto
  • Luiz de Pinedo Quinto Júnior
Palavras-chave: Produção do espaço. Porto-indústria. Conflitos socioambientais.

Resumo

A Região Norte Fluminense vem passando por expressivas transformaçõesnas últimas décadas. Atualmente, a região produtora de petróleo é também palco domaior empreendimento porto-indústria da América Latina: o Complexo Industrial doSuperporto do Açu, ainda em construção. Está localizado na porção sul do município deSão João da Barra, que vem sofrendo com a transformação de sua área rural em área deexpansão da indústria, o que tem gerado conflitos socioambientais como: desapropriaçãode pequenos produtores, desorganização da agricultura familiar, impactos sobreo ecossistema de restinga e sobre a pesca. Outro empreendimento aqui observado etambém concebido como porto-indústria é o Complexo Portuário de Suape, localizadoa 40 km de Recife, em Pernambuco. Idealizado com o intuito de não apenas atender àdemanda da região, mas ser capaz de gerar novas demandas, Suape vem se consolidandocomo peça fundamental do desenvolvimento econômico do estado. Neste sentido,o presente trabalho tem como objetivo estabelecer uma análise comparativa entre os(possíveis e já existentes) efeitos da construção do Porto do Açu e as transformaçõesocorridas na área de influência do Porto de Suape, como a desapropriação das populaçõestradicionais, o êxodo rural, a expansão demográfica e uma tensão social relacionada aocontrole dos recursos naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nina Maria de Souza Barreto
Aluna da Licenciatura em Geografia do Instituto Federal Fluminense – Campos dos Goytacazes – Brasil. E-mail: ninasbarreto@gmail.com.
Luiz de Pinedo Quinto Júnior
Doutor e Professor do Mestrado em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense – Campos dos Goytacazes - Brasil.Email: luizpinedo@uol.com.br.
Publicado
21-01-2013
Como Citar
BARRETO, N. M. DE S.; QUINTO JÚNIOR, L. DE P. A (re)produção do espaço capitalista nas áreas de grandes empreendimentos: uma análise comparativa entre os conflitos socioambientais nos Complexos Portuários do Açu e de Suape. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 6, n. 1, p. 57-67, 21 jan. 2013.
Seção
Artigos originais

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##