Avaliação do desperdício hídrico de água potável no uso de bebedouro elétrico de pressão por alunos de uma escola pública em Cabo Frio-RJ

Autores

  • Ocimar Ferreira de Andrade
  • Flávio Dias Vieira

Palavras-chave:

Desperdício. Água no planeta. Bebedouro. Escola. Hipohidratação.

Resumo

Questões que visem alertar a sociedade sobre fatores que tragam risco à biosferae aos seus habitantes são importantes para o desenvolvimento de estudos científicos.É necessário que toda a sociedade seja sensibilizada sobre ações para economia deágua e erradicação do desperdício desse recurso natural. Pretendendo cooperar comesse processo de sensibilização, neste trabalho foi desenvolvida uma pesquisa com 381alunos do 1º turno de uma escola pública estadual em Cabo Frio-RJ, a qual verificou autilização inadequada do bebedouro elétrico de pressão. Um dos fatores decorrentesdesse mau uso foi o consequente desperdício de água. Os resultados apontam para umdesperdício hídrico anual de aproximadamente 47.790 litros, apenas no 1º turno daescola em estudo, que possui 810 alunos matriculados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ocimar Ferreira de Andrade
    Biólogo, licenciado em Ciências da Natureza, pós-graduado em Ensino de Ciências da Natureza pelo Instituto Federal Fluminense- campus Cabo Frio. Mestre em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense - campus Macaé
  • Flávio Dias Vieira
    Biólogo, licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com aperfeiçoamento em atividadede pesquisa. Mestre em Biologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

21-01-2013

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Avaliação do desperdício hídrico de água potável no uso de bebedouro elétrico de pressão por alunos de uma escola pública em Cabo Frio-RJ. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 115–137, 2013. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20120007.. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)