Uso de Sistemas de Informação Geográfica na resolução da inadequação dos limites cartográficos da Área de Preservação Ambiental do Sana – Macaé, RJ

Autores

  • Carlos André Luz Jeronymo
  • José Augusto Ferreira da Silva
  • Kenny Tanizaki Fonseca

Palavras-chave:

Unidade de Conservação. Bacia Hidrográfica. Zoneamento Ambiental.

Resumo

A Área de Preservação Ambiental (APA) do Sana é uma Unidade de Conservação Municipal com terras privadas e públicas na área rural de Macaé. Sua região vem sendo densamente ocupada, em função do turismo e do avanço urbano. A APA tem um Plano de Manejo e um Zoneamento Ambiental que regula a conservação da natureza como uso sustentável dos recursos naturais na região. Como o Zoneamento Ambiental é a ferramenta de apoio, a decisão mais importante da APA foi realizada através deste estudo, numa avaliação da adequação cartográfica dos seus limites.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos André Luz Jeronymo

Bacharel em Ciências Biológicas pela UNIRIO, Mestrando em Engenharia Ambiental Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, campus Macaé, RJ - Brasil. Laboratório de Geomática e NUPERN.

José Augusto Ferreira da Silva

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Professor do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, campus Macaé, RJ - Brasil. Laboratório de Geomática e NUPERN.

Kenny Tanizaki Fonseca

Dr. em Geoquímica Ambiental pela Universidade Federal Fluminense, Professor da Universidade Federal Fluminense, campusPraia Vermelha, Departamento de Ciências Ambientais, Rio de Janeiro - Brasil.

Downloads

Publicado

24-07-2013

Como Citar

JERONYMO, C. A. L.; DA SILVA, J. A. F.; FONSECA, K. T. Uso de Sistemas de Informação Geográfica na resolução da inadequação dos limites cartográficos da Área de Preservação Ambiental do Sana – Macaé, RJ. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 73–91, 2013. Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20120016. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos originais