Uso de parâmetros físico-químicos e microbiológicos como ferramenta na implementação de projeto de educação ambiental em Cazumbá – São João da Barra, RJ

Autores

  • Tayná de Souza Gomes Simões
  • Tâmmela Cristina Gomes Nunes
  • Bruna Siqueira Corrêa
  • Vicente de Paulo Santos de Oliveira

Palavras-chave:

Qualidade de água subterrânea. 5º distrito de São João da Barra, RJ. Projeto de educação ambiental.

Resumo

Devido à exigência de mão de obra qualificada para o complexo logístico e portuário do Açu, do grupo EBX, tem havido atração de profissionais, fazendo aumentar a população de São João da Barra, acarretando a intensificação do uso de recursos hídricos, e gerando mais resíduos, que podem comprometer o lençol subterrâneo e a qualidade da água. O objetivo deste trabalho foi realizar um diagnóstico da qualidade da água consumida em Cazumbá e Sabonete, ambas do 5º distrito de São João da Barra/RJ e, a partir dos dados obtidos, desenvolver um projeto de Educação Ambiental. Essa problemática que é do domínio vivencial dos educandos, da escola e da comunidade, pode ser tomada como ponto de partida para uma discussão sobre meio ambiente e saúde, mostrando aos alunos os dados analíticos sobre a água consumida por eles mesmos na escola ou residência, problematizando essa temática com a questão da saúde pública e, assim, dar subsídios para que revindiquem junto aos órgãos públicos, água de qualidade para o consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tayná de Souza Gomes Simões

Professora do Colégio Eucarístico

Tâmmela Cristina Gomes Nunes

Professora da rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro

Bruna Siqueira Corrêa

Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro – UPEA – Graduanda em Licenciatura em Ciências da Natureza

Vicente de Paulo Santos de Oliveira

Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro – UPEA – D.Sc. em Engenharia Agrícola – Orientador

Downloads

Publicado

05-09-2013

Como Citar

SIMÕES, T. de S. G.; NUNES, T. C. G.; CORRÊA, B. S.; DE OLIVEIRA, V. de P. S. Uso de parâmetros físico-químicos e microbiológicos como ferramenta na implementação de projeto de educação ambiental em Cazumbá – São João da Barra, RJ. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 31–48, 2013. Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20130003. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>