Percepção ambiental dos alunos do Colégio Maximus do município de Ouro Fino, MG

Autores

  • Mark Alisson dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
  • Leonardo Ribeiro Góes-Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
  • Bruno Senna Corrêa Centro Federal de Educação Tecnologica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Educação ambiental. Percepção ambiental. Alunos.

Resumo

A educação ambiental é um longo processo de aprendizagem, assim se tornando uma filosofia de vida, forma, integralmente, um indivíduo, a fim de auxiliar nas soluções sobre a atual crise ambiental. A pesquisa sobre percepção ambiental, ato de perceber o ambiente que se está inserido foi realizado nos alunos dos ciclos Fundamental II e Médio do Colégio Maximus, instituição particular, situada no município de Ouro Fino, Minas Gerais. A coleta dos dados foi realizada através de um questionário de 20 questões desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos de Percepção Ambiental (NEPA). A introdução de temas ligados à educação ambiental em disciplinas demonstrou certa eficiência quanto à exacerbação da percepção ambiental dos alunos, porém é visível a superficialidade da qual são tratadas as questões ambientais. É necessário,portanto, que as instituições de ensino explorem mais a temática ambiental nas disciplinas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mark Alisson dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
    Graduação em Gestão Ambiental - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais,
  • Leonardo Ribeiro Góes-Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
    Graduação em Gestão Ambiental - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais,
  • Bruno Senna Corrêa, Centro Federal de Educação Tecnologica de Minas Gerais
    Graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(1997), Especialização em Biologia (UFLA, 2000), Mestrado (Engenharia Florestal/ManejoAmbiental/Ecologia de população vegetal) (UFLA, 2001) e Doutorado (Engenharia Florestal/ManejoAmbiental/Ecologia de aves) (UFLA, 2008). Como docente, tem experiência de aulas no ensinomédio (15 anos), ensino técnico (5 anos) e ensino superior (8 anos). Atualmente é professor efetivo(D-304) e pesquisador do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET),campus Nepomuceno,MG, onde leciona a disciplina de Biologia para os cursos de Eletrotécnica,Mecatronica e Redes para o Ensino Médio. Como pesquisador atua no levantamento de avifauna e mastofauna (médios e grande mamíferos), diagnóstico ambiental, diagnóstico ecológico rápido nos biomas Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga e Amazônia.Trabalha com a Conservação da Biodiversidade, propondo estratégias sustentáveis e adequadas de conformidade das áreas amostradas e pesquisadas (Planos de Manejo e Monitoramento de Fauna).Tem experiência em Manejo Ambiental, com ênfase em Ecologia, Conservação e Manejo de Fauna Silvestre de aves e mamíferos e Biogeografia.

Downloads

Publicado

17-02-2014

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Percepção ambiental dos alunos do Colégio Maximus do município de Ouro Fino, MG. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 49–72, 2014. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20130014.. Acesso em: 19 abr. 2024.