Índice de Qualidade da Água (IQA) da Lagoa do Taí, São João da Barra, RJ

Autores

  • Laci Gonçalves Viana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
  • Dayana Freitas dos Santos Dias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
  • Vicente de Paulo Santos de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
  • Marcos Antônio Cruz Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Palavras-chave:

Lagoa do Taí. Qualidade das Águas. Porto do Açu.

Resumo

A Lagoa do Taí está localizada nas proximidades do Complexo Logístico Industrial do Porto do Açu, ao Norte do Estado do Rio de Janeiro, e, portanto, sujeita a impactos ambientais. Esta pesquisa consistiu na avaliação da qualidade das águas da Lagoa do Taí através do IQA em escala espacial e temporal. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: revisão bibliográfica sobre a temática, determinação do IQA e sistematização dos dados. O IQA da Lagoa do Taí, em nível de classificação, variou de razoável a bom. Observou-se que os menores valores de IQA ocorreram no período seco, e os maiores, no período chuvoso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laci Gonçalves Viana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Pós-graduada em Educação Ambiental, Técnica em Química do Instituto Federal Fluminense, docente do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Mestranda em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense - Campos/RJ – Brasil.

Dayana Freitas dos Santos Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Pós-graduada em segurança, meio ambiente e saúde.Técnica de Laboratório/Área de Química do Instituto Federal Fluminense, docente do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Mestranda em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense - Campos/RJ – Brasil.

Vicente de Paulo Santos de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Engenheiro Agrimensor. Doutor em Engenharia Agrícola e Professor do Mestrado em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense. Unidade de Pesquisa e Extensão Agro Ambiental. Campos dos Goytacazes-RJ

Marcos Antônio Cruz Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Engenheiro Eletrônico. Doutor em Engenharia Elétrica e Professor do Mestrado em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense. Macaé -RJ.

Downloads

Publicado

17-02-2014

Como Citar

VIANA, L. G.; DIAS, D. F. dos S.; OLIVEIRA, V. de P. S. de; MOREIRA, M. A. C. Índice de Qualidade da Água (IQA) da Lagoa do Taí, São João da Barra, RJ. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 199–219, 2014. Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20130022. Acesso em: 7 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>