Diagnóstico ambiental da bacia hidrográfica do Rio Macabu

Autores

  • Leonardo Nascimento Freitas Instituto Federal Fluminense; Fundação Pró-IFF.
  • Kelly Pinheiro Dos Santos Professora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Fraternidade e Luz - ES.

Palavras-chave:

Rio Macabu. Bacia Hidrográfica. Gestão Ambiental. Gestão de Recursos Hídricos. Diagnóstico Ambiental.

Resumo

Este artigo apresenta um levantamento dos componentes ambientais, sociais e econômicos da Bacia do Rio Macabu e destaca os principais impactos que afetam o seu sistema hídrico. Para analisar a relação entre os componentes inseridos nessa bacia com os problemas identificados, foram avaliados trabalhos já publicados acerca do objeto de estudo, realizadas atividades de campo com a finalidade de observar o ambiente local de forma empírica e colher amostras de água para análise laboratorial e aplicadas, ainda, entrevistas a informantes-chave, que possibilitaram a identificação de aspectos importantes relacionados à gestão dessa bacia hidrográfica, quais os maiores conflitos relacionados ao uso dos recursos naturais e as variadas causas da degradação da qualidade e diminuição da quantidade de água. Assim, foi possível concluir que a Bacia do Macabu necessita de grandes esforços na implementação da gestão ambiental com integração da gestão de recursos hídricos, devendo reunir sociedade civil, usuários de água e poder público em uma mobilização conjunta para mudança do atual quadro de disponibilidade hídrica, saneamento e da relação do homem com seu meio ambiente, visando a melhorias na qualidade ambiental e de vida da população.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leonardo Nascimento Freitas, Instituto Federal Fluminense; Fundação Pró-IFF.
    Leonardo Nascimento Freitas - Mestre em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense). Consultor Ambiental, Professor do Programa de Mobilização da Insdústria do Petróleo e Gás - Prominp, pela Fundação Pró-IFF. Conceição de Macabu/RJ - Brasil. Email: nascimento_freitas@yahoo.com.br.
  • Kelly Pinheiro Dos Santos, Professora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Fraternidade e Luz - ES.
    Kelly Pinheiro dos Santos - Mestra em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Fluminense (IFFluminense). Professora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Fraternidade e Luz. Cachoeiro de Itapemirim/ES- Brasil. E-mail: kellypinheiros@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

09-12-2015

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Diagnóstico ambiental da bacia hidrográfica do Rio Macabu. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 101–126, 2015. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.v8n214-07.. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)