Estudo da contaminação microbiológica na Bacia Hidrográfica do Rio Macabu, norte do estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Paula Campos Teixeira Instituto Federal Fluminense
  • Virginia Sanches Coelho Instituto Federal Fluminense
  • Arthur Travalloni Louvisse Instituto Federal Fluminense
  • Vicente de Paulo Santos de Oliveira Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

Saneamento. Coliformes. Qualidade da Água.

Resumo

A Bacia Hidrográfica do Rio Macabu (BHRM) tem sofrido diversos impactos socioambientais, sobretudo em função da disposição inadequada de efluentes e da ineficiência da gestão dos recursos hídricos. Nesse estudo foram realizadas saídas de campo para coleta de amostras e análises laboratoriais para avaliar a qualidade da água da região. Observou-se que diversos pontos apresentaram desconformidades com as legislações vigentes, além da degradação do meio ambiente por diminuição da disponibilidade de água, prejuízos à fauna aquática e riscos de transmissão de doenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Campos Teixeira, Instituto Federal Fluminense

Graduanda em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campus Guarus, Campos dos Goytacazes/RJ-Brasil. Email:paulac.teixeira@hotmail.com.

Virginia Sanches Coelho, Instituto Federal Fluminense

Graduanda em Engenharia Ambiental no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense-Campus Guarus, Campos dos Goytacazes/RJ-Brasil.Email:vivi.sanches32@gmail.com. 

Arthur Travalloni Louvisse, Instituto Federal Fluminense

Mestrando em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (EQ/UFRJ). Engenheiro Químico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF)-Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. Email:arthurtravall@hotmail.com.

Vicente de Paulo Santos de Oliveira, Instituto Federal Fluminense

Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFFluminense, Campus UPEA), Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. Email: vsantos@iff.edu.br

Downloads

Publicado

31-12-2015

Como Citar

TEIXEIRA, P. C.; COELHO, V. S.; LOUVISSE, A. T.; DE OLIVEIRA, V. de P. S. Estudo da contaminação microbiológica na Bacia Hidrográfica do Rio Macabu, norte do estado do Rio de Janeiro. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 59–68, 2015. Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.v9n215-05. Acesso em: 28 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>