Análise dos conflitos socioambientais do Parque Estadual da Lagoa do Açu/RJ

  • Kelly Pinheiro dos Santos Instituto Federal Fluminense
  • Luiz de Pinedo Quinto Junior Instituto Federal Fluminense
  • Vicente de Paulo Santos de Oliveira Instituto Federal Fluminense
Palavras-chave: Conflitos socioambientais. Parque estadual da Lagoa do Açu. Unidade de Conservação.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo identificar os principais conflitos socioambientais no Parque Estadual da Lagoa do Açu, tendo como base a análise de diferentes atores sociais envolvidos na implantação do parque. Para tanto foram realizadas entrevistas com pesquisadores, equipe técnica do parque, presidente da associação de pescadores, ambientalista, proprietário de terras e artesã produtora de esteira. Como conclusão, entende-se que existe certa resistência da comunidade sobre a implantação do parque, fazendo com que alguns conflitos já estejam instalados. Estes conflitos, segundo os entrevistados, são principalmente: o problema da pesca irregular, o extrativismo vegetal, as desapropriações e a caça ilegal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Pinheiro dos Santos, Instituto Federal Fluminense
Mestre em Engenharia Ambiental pelo Innstituto Federal Fluminense;Bacharel em Ciências biológicas pelo Universidade Federal Fluminense; Licenciada em biologia pela Universidade Salgado de Oliveira; especialização em Educação Ambiental pela Faculdade do Noroeste de Minas.
Luiz de Pinedo Quinto Junior, Instituto Federal Fluminense
Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo/ USP. Professor do Instituto Federal Fluminense.
Vicente de Paulo Santos de Oliveira, Instituto Federal Fluminense
Doutor em Engenharia Agrícola (UFV). Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFFluminense), Campus UPEA - Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. Email: vsantos@iff.edu.br
Publicado
31-12-2015
Como Citar
DOS SANTOS, K. P.; QUINTO JUNIOR, L. DE P.; SANTOS DE OLIVEIRA, V. DE P. Análise dos conflitos socioambientais do Parque Estadual da Lagoa do Açu/RJ. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 9, n. 2, p. 91-105, 31 dez. 2015.
Seção
Artigos originais

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##