Proposta de manejo de paisagem na APA do Sana (Macaé- RJ)

  • Carlos André Luz Jeronymo
  • José Augusto Ferreira da Silva
Palavras-chave: Avaliação Multicriterial. Fragmentos Florestais. Manejo de Paisagem.

Resumo

A Área de Preservação Ambiental (APA) do Sana (Macaé-RJ) sofreu com o processo de desmatamento histórico resultante da economia agropecuária. Recentemente, ela vem sendo ocupada de forma desordenada, em virtude dos seus atrativos turísticos e da especulação imobiliária. Um dos principais impactos negativos observados na região é a fragmentação florestal. Com base no conceito de manejo de paisagem, propõe-se um estudo de identificação dos fragmentos prioritários para a conservação e recuperação no território da APA. Os resultados desse projeto são instrumentos de apoio imprescindíveis para auxiliar o gestor no planejamento ambiental da APA nos processos de monitoramento, fiscalização e manejo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos André Luz Jeronymo
Bacharel em Ciências Biológicas pela UNIRIO, Mestrando em Engenharia Ambiental Profissional no Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, campus Macaé, RJ, Brasil. Laboratório de Geomática e NUPERN.
José Augusto Ferreira da Silva
Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Professor do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, campus Macaé, RJ, Brasil. Laboratório de Geomática e NUPERN.
Como Citar
JERONYMO, C. A. L.; SILVA, J. A. F. DA. Proposta de manejo de paisagem na APA do Sana (Macaé- RJ). Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 5, n. 2, p. 173-201, 11.
Seção
Artigos originais