Ocupação Urbana de Rio das Ostras: Elementos Definidores e os Impactos nos Recursos Hídricos

Autores

  • Maria Laura Monnerat Gomes

Palavras-chave:

Bacia Hidrográfica do rio das Ostras, Ocupação urbana, Impactos nos recursos hídricos

Resumo

Na década de 1950, o território de Rio das Ostras começou a ser dividido em loteamentos, voltados principalmente para o turismo. A partir da década de 1990, ocorre o grande impulso demográfico para a região, principalmente devido à descoberta de petróleo na Bacia de Campos e a instalação da Petrobras em Macaé. A ocupação humana desordenada, sem planejamento e obediência às legislações ambiental e urbana, aliada à apropriação não sustentável dos recursos naturais, leva ao esgotamento dos ecossistemas naturais existentes. Este artigo aborda os elementos definidores da ocupação urbana e os impactos na bacia do rio das Ostras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Laura Monnerat Gomes
    Mestre em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, Brasil. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Downloads

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Ocupação Urbana de Rio das Ostras: Elementos Definidores e os Impactos nos Recursos Hídricos. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 145–162, 2010. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20090018.. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)