Desenvolvimento sustentável no contexto canadense: uma revisão crítica

Autores

  • Taylor Alexander Vancouver Island University
  • Maria Ines Paes Ferreira Instituto Federal Fluminense –IFFluminense
  • Don Alexander VIU - Vancouver Island University

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável. Política canadense. Planejamento Promoção da sustentabilidade. Triângulo do planejamento.

Resumo

Apesar do debate crescente associado ao desenvolvimento sustentável no Canadá e no mundo, os esforços para transformar o modelo de crescimento insustentável vigente vêm se mostrando fragmentados e ineficazes. O capitalismo neoliberal e a consequente prevalência da lógica econômica sobrepujam os esforços para resolver as causas antrópicas associadas às mudanças climáticas. À luz do "triângulo do planejamento", proposto por Scott Campbell, e da Teoria da Panarquia, a presente revisão aponta para a socialização de informações e a gestão adaptativa como estratégias eficazes para desafiar o modelo de desenvolvimento contemporâneo e embasar os planejadores preocupados com a sustentabilidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Taylor Alexander, Vancouver Island University
    Bacharel em Geografi a (VIU/Vancouver Island University), campus Nanaimo da Vancouver Island University - Nanaimo, British Columbia, Canadá. Assistente de Pesquisa (Programa de Planejamento Comunitário (Vancouver Island University – VIU), campus Nanaimo, Nanaimo, British Columbia -Canada. E-mail: mrtayloralexander@gmail.com
  • Maria Ines Paes Ferreira, Instituto Federal Fluminense –IFFluminense
    Pós-doutora em Gestão Integrada de Recursos Naturais (Instituto de Pesquisa da Reserva da Biosfera Mount Arrowsmith, Vancouver Island University – VIU), campus Nanaimo, Nanaimo, British Columbia - Canadá. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Petróleo Energia e Recursos Naturais (Instituto Federal Fluminense –IFFluminense), campus Macaé, Macaé, Rio de Janeiro - Brasil). E-mail: ines_paes@yahoo.com.br
  • Don Alexander, VIU - Vancouver Island University
    Doutor em Planejamento Regional e Desenvolvimento (Universidade de Waterloo), Waterloo, Ontário - Canadá. Pesquisador e Docente do Programa de Mestrado em Planejamento Comunitário (VIU - Vancouver Island University), campus Nanaimo. E-mail: don.alexander@viu.ca.        

Publicado

30-12-2016

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Desenvolvimento sustentável no contexto canadense: uma revisão crítica. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 7–22, 2016. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/7204.. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>