Estudo da geração de resíduos nas operações de perfuração e cimentação durante a construção de poços marítimos de petróleo e gás

  • Letícia Ferraço de Campos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Jader Lugon Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFFluminense)
  • Wagner Rambaldi Telles Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Pedro Paulo Gomes Watts Rodrigues Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Palavras-chave: Perfuração de poços de petróleo. Cimentação de poços de petróleo. Descarte de resíduos. Ambiente marinho.

Resumo

Este artigo de revisão bibliográfica tem por finalidade apresentar as atividades de perfuração e cimentação durante a construção de poços marítimos de petróleo e gás, citando os resíduos gerados em cada etapa. O IBAMA, órgão ambiental que regula a atividade, permite duas opções de disposição para esses resíduos: descarte em mar aberto ou tratamento seguido de destinação final em terra. A pesquisa documental aplicada neste artigo detalha as opções de destinação mostrando que o monitoramento exigido pelo órgão ambiental é uma forma de acompanhar o real resultado das atividades descritas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Ferraço de Campos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Mestre em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) em 2015. Doutoranda em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ – Brasil. E-mail: leticiaferraco@hotmail.com.
Jader Lugon Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFFluminense)
Doutor em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2005. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFFluminense), Macaé/RJ – Brasil. E-mail: jlugonjr@gmail.com
Wagner Rambaldi Telles, Universidade Federal Fluminense (UFF)
Doutor em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2014. Professor do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense (INFES/UFF), Santo Antonio de Pádua/RJ – Brasil. E-mail: wr_telles@yahoo.com.br
Pedro Paulo Gomes Watts Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
PhD pela School of Marine Science and Technology - University of Newcastle Upon Tyne (2003). Professor Associado do Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Nova Friburgo/RJ – Brasil. E-mail: pwatt s@iprj.uerj.br.        
Publicado
30-12-2016
Como Citar
CAMPOS, L. F. DE; LUGON JÚNIOR, J.; TELLES, W. R.; RODRIGUES, P. P. G. W. Estudo da geração de resíduos nas operações de perfuração e cimentação durante a construção de poços marítimos de petróleo e gás. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 10, n. 1, p. 119-138, 30 dez. 2016.
Seção
Artigos de revisão