Arborização urbana de vias públicas: planejamento passeio-calçada

Autores

  • Fábio Santos Leitão Universidade Federal do Rio de Janeiro/POLI-PEU
  • Gisele Silva Barbosa Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Departamento de Expressão Gráfica da Escola Politécnica (POLI-UFRJ). Professora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana da UFRJ.

DOI:

https://doi.org/10.19180/2177-4560.v11n12017p151-168

Palavras-chave:

Calçada. Passeio. Arborização urbana. Conflitos. Plano diretor.

Resumo

A falta de um planejamento urbano adequado, aliada ao adensamento demográfico e à infraestrutura precária, são fatores que agravam a qualidade de vida no meio urbano. Este artigo analisa e discute um importante elemento urbano que muitas vezes é suprimido, mas que garante o direito essencial de ir e vir dos pedestres: as calçadas/passeios. A partir de estudos teóricos e observação in loco, com análise das ações de outros países, serão apresentadas as bases da necessidade de incentivar planos de gerenciamento das calçadas e dos elementos nela inseridos contribuindo para a melhoria da vida urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Santos Leitão, Universidade Federal do Rio de Janeiro/POLI-PEU

Mestrado no Programa de Engenharia Urbana da POLI-UFRJ; Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental pela UNESA - RJ; Graduação em Engenharia Agronômica pela UFRRJ. Engenheiro Agrônomo pela NIKKEY no Rio de Janeiro há 10 anos.

Gisele Silva Barbosa, Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Departamento de Expressão Gráfica da Escola Politécnica (POLI-UFRJ). Professora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana da UFRJ.

Possui Doutorado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Urbanismo pela mesma Instituição, Pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Salesiana (Católica) e Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanismo, sustentabilidade, projeto urbano e expressão gráfica.

Downloads

Publicado

30-10-2017

Como Citar

SANTOS LEITÃO, F.; SILVA BARBOSA, G. Arborização urbana de vias públicas: planejamento passeio-calçada. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 151–168, 2017. DOI: 10.19180/2177-4560.v11n12017p151-168. Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/7597. Acesso em: 4 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos de revisão