Arborização urbana de vias públicas: planejamento passeio-calçada

Autores

  • Fábio Santos Leitão Universidade Federal do Rio de Janeiro/POLI-PEU
  • Gisele Silva Barbosa Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Departamento de Expressão Gráfica da Escola Politécnica (POLI-UFRJ). Professora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana da UFRJ.

DOI:

https://doi.org/10.19180/2177-4560.v11n12017p151-168

Palavras-chave:

Calçada. Passeio. Arborização urbana. Conflitos. Plano diretor.

Resumo

A falta de um planejamento urbano adequado, aliada ao adensamento demográfico e à infraestrutura precária, são fatores que agravam a qualidade de vida no meio urbano. Este artigo analisa e discute um importante elemento urbano que muitas vezes é suprimido, mas que garante o direito essencial de ir e vir dos pedestres: as calçadas/passeios. A partir de estudos teóricos e observação in loco, com análise das ações de outros países, serão apresentadas as bases da necessidade de incentivar planos de gerenciamento das calçadas e dos elementos nela inseridos contribuindo para a melhoria da vida urbana.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fábio Santos Leitão, Universidade Federal do Rio de Janeiro/POLI-PEU
    Mestrado no Programa de Engenharia Urbana da POLI-UFRJ; Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental pela UNESA - RJ; Graduação em Engenharia Agronômica pela UFRRJ. Engenheiro Agrônomo pela NIKKEY no Rio de Janeiro há 10 anos.
  • Gisele Silva Barbosa, Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Departamento de Expressão Gráfica da Escola Politécnica (POLI-UFRJ). Professora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana da UFRJ.
    Possui Doutorado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Urbanismo pela mesma Instituição, Pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Salesiana (Católica) e Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanismo, sustentabilidade, projeto urbano e expressão gráfica.

Downloads

Publicado

30-10-2017

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

Arborização urbana de vias públicas: planejamento passeio-calçada. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 151–168, 2017. DOI: 10.19180/2177-4560.v11n12017p151-168. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/7597.. Acesso em: 28 mar. 2024.