Análises de monitoramento físico-químico e microbiológico da laguna de Iquipari

  • Rafael Batista Justino INEA
  • Maria Alice Manhães dos Santos INEA
  • Isadora Mérida Aguiar Longo IFFluminense
  • Mariana Rodrigues Almeida INEA.
  • Raiany de Abreu Tinoco Luz Prefeitura de Campos
  • Vicente de Paulo Santos de Oliveira Instituto Federal Fluminense (IFFluminense)
Palavras-chave: Análise físico-química. Coliformes. Laguna de Iquipari. Monitoramento ambiental.

Resumo

O Estado do Rio de Janeiro possui diversas lagoas costeiras que abrigam uma vasta biodiversidade. As lagunas são consideradas produtivas e ao mesmo tempo indefesas devido ao uso antrópico, podendo ser grandes fontes econômicas, assim como uma localidade ideal de lazer e recreação. Visando a avaliar a qualidade de água da laguna de Iquipari, localizada no município de São João da Barra/RJ, o presente trabalho tem como objetivo demonstrar os resultados dos parâmetros físico-químicos e microbiológicos, e discutir os resultados oriundos das análises. Foi possível observar que os parâmetros como coliformes termotolerantes, pH e Turbidez (UNT) apresentaram valores elevados estabelecidos pela CONAMA n. 357/05. Contudo é necessário ter uma atenção à educação ambiental na localidade, assim como incentivar a preservação do meio natural em que a laguna se encontra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Batista Justino, INEA
Bacharelando em engenharia ambiental pelo IFFluminese Campus Campos Guarus, em Campos dos Goytacazes. Exercendo atualmente estágio voluntário na UENF.
Maria Alice Manhães dos Santos, INEA
Bacharelando em engenharia ambiental pelo IFFluminese Campus Campos Guarus, em Campos dos Goytacazes. Exercendo atualmente estágio no INEA.
Isadora Mérida Aguiar Longo, IFFluminense
Bacharelando em engenharia ambiental pelo IFFluminese Campus Campos Guarus, em Campos dos Goytacazes. Exercendo atualmente estágio no IFF.
Mariana Rodrigues Almeida, INEA.
Bacharelando em engenharia ambiental pelo IFFluminese Campus Campos Guarus, em Campos dos Goytacazes. Exercendo atualmente estágio no INEA.
Raiany de Abreu Tinoco Luz, Prefeitura de Campos
Bacharelando em engenharia ambiental pelo IFFluminese Campus Campos Guarus, em Campos dos Goytacazes. Exercendo atualmente estágio na Prefeitura de Campos.
Vicente de Paulo Santos de Oliveira, Instituto Federal Fluminense (IFFluminense)
Professor DSc. em Engenharia Agrícola, exerceu atividade na direção do Instituto Federal Fluminense Campus Rio Paraíba do Sul – Polo de Inovação. Atualmente é coordenador na Reitoria do IFF.
Publicado
28-12-2017
Como Citar
JUSTINO, R. B.; DOS SANTOS, M. A. M.; LONGO, I. M. A.; ALMEIDA, M. R.; LUZ, R. DE A. T.; OLIVEIRA, V. DE P. S. DE. Análises de monitoramento físico-químico e microbiológico da laguna de Iquipari. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 11, n. 2, p. 47-57, 28 dez. 2017.
Seção
Artigos originais