Avaliação da toxicidade de resíduo de lavanderia industrial de jeans

  • Sandra Regina Longhin Instituto Federal de Goiás e Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Paulo Henrique da Silva Instituto Federal de Goiás
Palavras-chave: Allium cepa. Bioensaio. Lavanderia industrial. Toxicidade.

Resumo

Os efluentes de lavanderias industriais de beneficiamento do jeans promovem impactos ambientais com o desequilíbrio  do   sistema  aquático.   Neste estudo  analisou-se o potencial toxicológico dos  efluentes utilizando-se o bioensaio sistema-teste Allium cepa. Para efeito comparativo, o  bioensaio foi realizado em resíduo bruto (RB), resíduo tratado (RT) em paralelo com água potável (CN). O resultado para RB não apresentou diferença significativa frente ao CN (ANOVA); porém no RT observamos as menores médias de crescimento radicular. O bioensaio se mostrou satisfatório para avaliar a toxicidade de efluentes, resultando na necessidade de neutralização do RT ou mudança no reagente floculante. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Regina Longhin, Instituto Federal de Goiás e Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Doutora em Química Analítica e Inorgânia (UnB). Professora Titular do Instituto Federea de Goiás (IFG) - campus Goiânia/GO - Brasil e professora Adjunto I da PUC Goiás/GO - Brasil.
Paulo Henrique da Silva, Instituto Federal de Goiás
Graduado em Tecnologia em Química Agro-Industrial
Publicado
30-12-2016
Como Citar
LONGHIN, S. R.; DA SILVA, P. H. Avaliação da toxicidade de resíduo de lavanderia industrial de jeans. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 10, n. 2, p. 25-40, 30 dez. 2016.
Seção
Artigos originais