Estudo dos efluentes gerados no processo de beneficiamento de rochas ornamentais em Santo Antônio de Pádua/RJ

  • Ramiris Petrilho Silveira Instituto Federal Fluminense / Mestrando
  • Vicente de Paulo Santos de Oliveira Instituto Federal Fluminense / Professor
  • Sérgio Luis Vieira do Carmo Professor IFF Fluminense
Palavras-chave: Rochas ornamentais. Tratamento de efl uentes. Reúso.

Resumo

A região noroeste fluminense conta com um importante arranjo produtivo local no setor de beneficiamento de rochas ornamentais e de revestimento. Essa atividade é responsável por boa parte da renda local, empregando muitas pessoas. O principal produtor da região é o município de Santo Antônio de Pádua/RJ, que possui 154 empresas (78 pedreiras e 76 serrarias). A grande atividade de extração e beneficiamento das rochas vem causando na região problemas ambientais, pois durante as etapas de produção muito se perde devido a técnicas rudimentares e a deficiência no tratamento dos efluentes, o que acaba gerando impactos ao Rio Pomba, onde estes são lançados. O objetivo deste trabalho de pesquisa foi realizar um diagnóstico do uso da água no processo produtivo e a partir daí avaliar as diferentes alternativas para se ter um consumo otimizado e um tratamento dos efluentes a fim de minimizar os danos ambientais. Foram realizados alguns estudos de casos de caráter exploratório, pesquisas bibliográficas, entrevistas com proprietários, funcionários e profissionais ligadas ao setor de rochas e visitas técnicas a empresas da região. Os resultados apontam para uma falta de preparo e conhecimento técnico dos empresários e funcionários ao uso de novas tecnologias aliadas às questões ambientais no que se refere ao tratamento e consumo de água, principalmente para as pequenas empresas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramiris Petrilho Silveira, Instituto Federal Fluminense / Mestrando
Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Ambiental. Faculdade do Noroeste de Minas, FINOM, Brasil. Professor da Prefeitura de Cachoeiro de itapemirim - ES e do Estado do Rio de Janeiro.
Vicente de Paulo Santos de Oliveira, Instituto Federal Fluminense / Professor
Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa e Atualmente é o Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFFluminense.
Sérgio Luis Vieira do Carmo, Professor IFF Fluminense
Pós Graduado em Educação Ambiental, mestrando em Engenharia Ambiental, professor do curso técnico em Química no IFF Campus Bom Jesus do Itabapoana.
Publicado
30-12-2016
Como Citar
SILVEIRA, R. P.; DE OLIVEIRA, V. DE P. S.; DO CARMO, S. L. V. Estudo dos efluentes gerados no processo de beneficiamento de rochas ornamentais em Santo Antônio de Pádua/RJ. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 10, n. 2, p. 41-66, 30 dez. 2016.
Seção
Artigos de revisão