Contaminação do solo por creosoto em uma Unidade de Conservação de Proteção Integral: o caso da Reserva Biológica União – RJ/Brasil

  • Jullie Siqueira Vianna Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Maricá
  • Maria Inês Paes Ferreira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Macaé
  • Victor Saraiva Barbosa Saraiva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Cabo Frio
  • Paulo Venicius Lima Machado Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Macaé
Palavras-chave: Poluentes orgânicos. Áreas contaminadas. Unidade de Conservação de Proteção Integral. Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos.

Resumo

O creosoto é um poluente orgânico que foi largamente utilizado para evitar a deterioração de dormentes de madeira, provocando contaminação edáfica na Reserva Biológica União. Riscos à saúde pública e ao equilíbrio ambiental, com potencial para afetar o abastecimento humano e as funções ecossistêmicas, justificam esta pesquisa. Assim, objetiva-se, com esta revisão aplicada ao caso da REBIO União, descrever as características de toxicidade do creosoto, as técnicas analíticas empregadas para a caracterização e os métodos de remediação de áreas contaminadas por esse poluente. A metodologia empregada foi a abordagem descritiva baseada em pesquisa bibliográfica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jullie Siqueira Vianna, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Maricá
Mestranda em Engenharia Ambiental (IFFluminense). Assistente de Laboratório do Instituto Federal Fluminense - Campus Maricá/RJ -Brasil.
Maria Inês Paes Ferreira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Macaé
Doutora em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora e professora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental do IFFluminense - Campus MAcaé/RJ - Brasil
Victor Saraiva Barbosa Saraiva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Cabo Frio
Pós-doutor em Bioquímica de micro-organismos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense - IF Fluminense-campus Cabo Frio/RJ - Brasil
Paulo Venicius Lima Machado, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Macaé
Mestre em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Macaé/RJ-Brasil.
Publicado
30-12-2016
Como Citar
VIANNA, J. S.; FERREIRA, M. I. P.; SARAIVA, V. S. B.; MACHADO, P. V. L. Contaminação do solo por creosoto em uma Unidade de Conservação de Proteção Integral: o caso da Reserva Biológica União – RJ/Brasil. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 10, n. 2, p. 131-153, 30 dez. 2016.
Seção
Artigos de revisão