Construindo o futuro: juventude e cidadania na gestão das águas

  • Virgínia Villas Boas Sá Rego UCAM-Nova Friburgo
Palavras-chave: Juventude. Gestão dos Recursos Hídricos. Educação Ambiental. Comitê de Bacia Hidrográfi ca dos Rios Macaé e das Ostras.

Resumo

Atualmente, a formulação de políticas voltadas para a juventude é uma preocupação nacional e internacional, pois a participação dos jovens no cenário político e no gerenciamento dos recursos hídricos é relativamente pequena. O Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras, responsável pela gestão da Região Hidrográfica VIII do estado do Rio de Janeiro, considera essencial ampliar a mobilização e a participação social para efetivar a gestão integrada, descentralizada, participativa e democrática das águas, estimulando o protagonismo juvenil e promovendo a formação e a capacitação de novos atores. Orientado por uma visão processual, que considera a complexidade da realidade socioambiental, pretende-se, aqui, relatar algumas ações e projetos desenvolvidos nacional e internacionalmente para os jovens. Pretende-se, também, apresentar a proposta de Educação para a gestão ambiental e dos recursos hídricas do Comitê de Bacia Hidrográfi ca dos Rios Macaé e das Ostras, que, orientada por uma perspectiva crítica e transformadora, busca fornecer ferramentas e possibilitar a construção de conhecimentos indispensáveis para o fortalecimento da democracia e da cidadania. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virgínia Villas Boas Sá Rego, UCAM-Nova Friburgo
Doutora em Ciências - PPG-MA/UERJ. Mestre em Educação - PUC-RJ. Socióloga, Licenciada em Ciências Sociais - PUC-RJ). Professora aposentada da rede pública estadual-RJ.
Publicado
30-12-2016
Como Citar
REGO, V. V. B. S. Construindo o futuro: juventude e cidadania na gestão das águas. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 10, n. 2, p. 91-101, 30 dez. 2016.
Seção
Artigos de revisão