Estudo das cotas de inundação em canais urbanos de pequenas bacias hidrográficas, próximas a áreas estuarinas, sob efeito de marés

  • Luciano Vilas Bôas IFFluminense
  • Jader Lugon Jr. IFFluminense
  • Pedro Paulo Gomes Watts Rodrigues Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Palavras-chave: Inundação. Canais. Marés. Chuvas. Estuário.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados gerados por modelo hidrodinâmico aplicado ao canal do Capote localizado na área urbana de Macaé/RJ e avalia as inundações decorrentes de picos de chuvas na microbacia e as marés de sizígia em seu estuário. O software utilizado inclui um algoritmo na forma implícita de quatro pontos para resolução das equações completas de Saint-Venant pelo método das diferenças finitas, com aproximações para ambas as derivações: temporal e espacial, originadas da continuidade e momento. A solução para a taxa de escoamento e elevação da superfície líquida foi então obtida para tempos e distâncias incrementais ao longo do canal. A partir das informações topobatimétricas disponíveis, foi construído um modelo digital de terreno, calibrado, medindo-se as variações limnimétricas do canal e vazões, e comparando-se os dados observados e simulados para as condições de picos e baixas. Os modelos simularam diferentes cenários, com ênfase principalmente naqueles que foram gerados sob regime de alta vazão, por representarem situação mais crítica do ponto de vista ambiental e do interesse deste trabalho. Os resultados mostraram que, para essas condições, áreas importantes próximas a esse canal serão inundadas.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Vilas Bôas, IFFluminense
Metre em Engenharia Ambiental - IFFluminense. Pesquisador Independente.
Jader Lugon Jr., IFFluminense
Doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Professor do Instituto Federal Fluminense.
Pedro Paulo Gomes Watts Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
PhD pela School of Marine Science and Technology - University of Newcastle Upon Tyne (2003). Professor Associado do Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Publicado
30-12-2016
Como Citar
VILAS BÔAS, L.; LUGON JR., J.; RODRIGUES, P. P. G. W. Estudo das cotas de inundação em canais urbanos de pequenas bacias hidrográficas, próximas a áreas estuarinas, sob efeito de marés. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 10, n. 2, p. 119-130, 30 dez. 2016.
Seção
Artigos originais

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##