Pagamento por Serviços Ambientais como instrumento econômico de gestão das águas: o caso da sub-bacia do córrego Cambucaes, Bacia Hidrográfica do rio São João - Silva Jardim/RJ

Autores

  • Camila de Souza Alexandre Carvalho Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC)
  • Maria Inês Paes Ferreira Instituto Federal Fluminense (IFFluminense)

DOI:

https://doi.org/10.19180/2177-4560.v11n12017p59-73

Palavras-chave:

Pagamento por Serviços Ambientais. Valoração Ambiental. Gestão de Recursos Hídricos. Bacia Hidrográfica do rio São João.

Resumo

Neste trabalho buscou-se propor o Pagamento por Serviços Ambientais como instrumento de gestão da Bacia Hidrográfica do rio São João, iniciando-se pela sub-bacia do córrego Cambucaes, por meio da definição de um valor de pagamento calculado a partir da aplicação dos métodos de valoração ambiental. A área de estudo justificou-se pela sua relevância. A Bacia Hidrográfica estudada possui diversos usos que vão desde o abastecimento público e o suprimento de pequenas indústrias, até a mineração e recreação, porém tem sofrido degradação a partir do desmatamento, da especulação imobiliária, extração desenfreada de alguns recursos naturais e práticas convencionais da agropecuária, entre outras formas. Destaca-se no abastecimento público por abrigar a represa de Juturnaíba, responsável pelo abastecimento de oito municípios da Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro e por ser cogitada para atendimento da demanda hídrica de outras regiões do estado. Localizada a montante da represa de Juturnaíba e próxima do rio São João, a sub-bacia priorizada é uma área importante de recarga e descarga da bacia hidrográfica, que da mesma forma sofre degradação e precisa de intervenção urgente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Camila de Souza Alexandre Carvalho, Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC)
    Mestre em Engenharia Ambiental (IFFluminense) campus Macaé. Professora da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) – Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: cml_csa@yahoo.com.br.
  • Maria Inês Paes Ferreira, Instituto Federal Fluminense (IFFluminense)
    Pós-doutora em Gestão Integrada de Recursos Naturais (Instituto de Pesquisa da Reserva da Biosfera Mount Arrowsmith, Vancouver Island University – VIU) campus Nanaimo, Nanaimo, British Columbia - Canada.  Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Petróleo Energia e Recursos Naturais (IFFluminense) - campus Macaé/RJ - Brasil. E-mail: ines_paes@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

30-10-2017

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Pagamento por Serviços Ambientais como instrumento econômico de gestão das águas: o caso da sub-bacia do córrego Cambucaes, Bacia Hidrográfica do rio São João - Silva Jardim/RJ. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 59–73, 2017. DOI: 10.19180/2177-4560.v11n12017p59-73. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/9980.. Acesso em: 16 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 > >>