A implantação do Porto do Açu: um estudo de caso sobre os conflitos ambientais do 5° Distrito de São João da Barra/RJ a partir das falas dos atingidos

Autores

  • Natalia Machado Vilaça Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Alexandre Ferreira Lopes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.19180/2177-4560.v12n22018p335-360

Palavras-chave:

Conflitos ambientais, Complexo Logístico Industrial Portuário do Açu, História oral. São João da Barra

Resumo

Nas últimas décadas grandes projetos de infraestrutura foram retomados no Brasil, com o objetivo de atingir o crescimento econômico. O argumento principal para legitimar esses empreendimentos era a grande oferta de emprego e geração de renda para a população. No entanto, os empreendimentos não corresponderam à expectativa, e a realidade é uma baixa oferta de emprego, intensa degradação ambiental e acirramento de conflitos ambientais. Este trabalho analisa o Complexo Logístico, Industrial e Portuário do Açu (CLIPA), um grande projeto de desenvolvimento pensado inicialmente pelo empresário Eike Batista, localizado no município de São João da Barra, região norte do estado do Rio de Janeiro, e que foi totalmente aceito pelas instituições públicas e privadas e também pelas diferentes esferas de governo (municipal, estadual e federal). A implantação desse empreendimento gerou conflitos ambientais de diversas naturezas. Nesse sentido, esta pesquisa analisou que os conflitos ambientais surgidos a partir da implementação/atuação do CLIPA, estão relacionados a desapropriação de terras de pequenos agricultores, impedimento de pescadores artesanais em exercer sua atividade econômica em áreas próximas ao Porto do Açu e a criação de Unidades de Conservação. Este estudo também pretendeu dar visibilidade à questão ambiental e social que atinge especificamente aqueles que têm menos condições de se fazer ouvir nos espaços públicos de discussão.    

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Natalia Machado Vilaça, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
    Mestranda do Programa de Pós- Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável.Graduada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense.  Atua nas áreas de conflitos socioambientais, Unidades de Conservação, Educação Ambiental, Meio Ambiente, Educação no Campo, Desenvolvimento Rural 
  • Alexandre Ferreira Lopes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
    Licenciado em Ciências Biológicas (2002), Mestre em Ecologia (2004) e Doutor em Ecologia (2009) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como professor de Ciências Biológicas na Educação Básica. Atuou entre 2005 e 2006 como professor substituto do Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e como professor assistente do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará entre 2009 e 2010. Atua nas áreas de: Educação Ambiental, Educação no Processo de Gestão Ambiental Pública e Etnociências. Tem experiência também, na área de Ensino de Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: mediação didática, extensão universitária, e material didático. Atualmente é professor no Instituto Três Rios da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro onde ministra as disciplinas Ecologia Geral, Educação Ambiental e Ecologia de Campo no curso de Gestão Ambiental e é professor vinculado ao Programa de Pós-graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável - PPGPDS/UFRRJ.

Downloads

Publicado

31-12-2018

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

A implantação do Porto do Açu: um estudo de caso sobre os conflitos ambientais do 5° Distrito de São João da Barra/RJ a partir das falas dos atingidos. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 335–360, 2018. DOI: 10.19180/2177-4560.v12n22018p335-360. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/11376.. Acesso em: 29 mar. 2024.