Implantação do Complexo Portuário do Açu e atividades de pesca artesanal marinha do Norte Fluminense: um conflito socioambiental

Autores

  • Thaís Nacif de Souza
  • Ricardo Pacheco Terra
  • Vicente de Paulo Santos de Oliveira

Palavras-chave:

Complexo Portuário do Açu. Conflitos socioambientais. Pesca artesanal marinha.

Resumo

O mundo globalizado destaca-se pela agilidade nas conexões que transportam bens ou serviços e os portos são elementos essenciais integrantes dessa rede (CUNHA et al., 2007). A atividade portuária impacta diretamente o meio ambiente em que se insere. (PORTO & TEIXEIRA, 2002). Como os portos se instalam em áreas costeiras, os impactos gerados por essas atividades acabam afetando diretamente os que se ocupam da pesca nessas regiões. A implantação do Complexo Portuário do Açu promoverá profunda mudança no ambiente e na vida das comunidades circunvizinhas, interferindo principalmente nos pescadores artesanais da região (DI BENEDITTO, 2001). Estudos, envolvendo, assim, a identificação dos possíveis confl itos entre as atividades, são essenciais para a elaboração de medidas preventivas e mitigadoras adequadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thaís Nacif de Souza
    Mestre em Engenharia Ambiental; e Pós-graduanda em Educação Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, Brasil. Graduada em Ciências Biologicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
  • Ricardo Pacheco Terra
    Mestre em Produção Animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil. Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil. Pesquisador do IF Fluminense.
  • Vicente de Paulo Santos de Oliveira
    Doutor em Engenharia Agrícola; e Graduação em Engenharia de Agrimensura pela Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil. Mestre em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil. Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do IF Fluminense.

Downloads

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Implantação do Complexo Portuário do Açu e atividades de pesca artesanal marinha do Norte Fluminense: um conflito socioambiental. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 23–30, 2010. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20090010.. Acesso em: 28 mar. 2024.