Avaliação de redes de monitoramento de recursos hídricos: estudo aplicado às águas superficiais na bacia do rio Macaé

Autores

  • Carolina Cloris Lopes Benassuly
  • Wanessa Alves Duarte
  • Maria Inês Paes Ferreira

Palavras-chave:

Rede de monitoramento. Entropia. Recursos hídricos. Macaé.

Resumo

O monitoramento dos recursos hídricos remete ao conhecimento dos fenômenos hidrológicos, estruturando sua gestão, de forma a atender aos seus usos múltiplos, e ao mesmo tempo permitir o controle e a conservação desse recurso. A eficácia do monitoramento depende da adequação de projeto e das condições apropriadas de operação de sistemas de informações. A rede de monitoramento formada pelas estações deverá ser adequada aos seus objetivos e ser ótima em sua locação. Os dados gerados devem permitir modelar o comportamento hidrológico na bacia, possibilitando a interpolação dos dados de forma que se obtenha a informação desejada em quaisquer pontos da bacia. Entre os conceitos e métodos que norteiam a estruturação e avaliação de redes de monitoramento para águas superficiais, o presente trabalho emprega o conceito de entropia para analisar as séries históricas das estações em operação na bacia do rio Macaé, quanto à redundância das informações transmitidas pelas estações e a relevância de tais informações. A importância do rio Macaé se justifica por ser responsável pelo abastecimento público e industrial de toda a cidade de Macaé, a qual produz cerca de 80% de todo o petróleo nacional. Como resultado apresenta-se a alta relevância das estações do alto curso da bacia e a necessidade de adensamento da rede para as regiões sem dados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carolina Cloris Lopes Benassuly
    Pesquisadora associada ao Núcleo de Pesquisa em Petróleo, Energia e Recursos Naturais / Instituto Federal Fluminense/Câmpus Macaé. Tecnóloga em Petróleo e Gás, Mestre em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense.
  • Wanessa Alves Duarte
    Graduanda de Engenharia de Controle e Automação, Câmpus Macaé, Instituto Federal Fluminense.
  • Maria Inês Paes Ferreira
    Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Petróleo, Energia e Recursos Naturais / Instituto Federal Fluminense/ Câmpus Macaé. Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

25-03-2013

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Avaliação de redes de monitoramento de recursos hídricos: estudo aplicado às águas superficiais na bacia do rio Macaé. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 47–70, 2013. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20110003.. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>