Revisão do Plano Diretor de Franca: Planejamento Urbano, Patrimônio Cultural e Ambiental

Autores

  • Mauro Ferreira UNESP - Franca - Laboratório de Estudos Sociais do Desenvolvimento e Sustentabilidade

Palavras-chave:

Plano diretor. Planejamento urbano. Sustentabilidade.

Resumo

Este trabalho discute a trajetória e o processo de implantação do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico de Franca, cidade do interior de SP, a partir das propostas e práticas desenvolvidas pelo órgão, e sua vinculação com o planejamento urbano e o Plano Diretor do município. O trabalho parte de dois eixos principais de análise: a introdução das questões de sustentabilidade urbana nas políticas públicas e as ações de defesa do patrimônio cultural numa cidade industrial de grande vitalidade e crescimento econômico. A metodologia utiliza pesquisa em jornais locais e levantamento da legislação local, verificando que os tombamentos foram efetivados apenas numa pequena parcela da cidade, referindo-se a um período e território que contém basicamente as edificações realizadas até a terceira década do século XX.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mauro Ferreira, UNESP - Franca - Laboratório de Estudos Sociais do Desenvolvimento e Sustentabilidade
    Arquiteto, professor da Faculdade de Engenharia da Fundação de Ensino Superior de Passos, vinculada à UEMG. Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela EESC-USP, atualmente é pós-doutorando junto ao Laboratório de Estudos Sociais do Desenvolvimento - LabDES da UNESP-Franca, bolsista da FAPESP.

Downloads

Publicado

07-01-2014

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Revisão do Plano Diretor de Franca: Planejamento Urbano, Patrimônio Cultural e Ambiental. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 147–158, 2014. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20130019.. Acesso em: 29 mar. 2024.