Valoração de impactos à pesca artesanal em zonas costeiras: uma proposta metodológica para estimativas de compensação associadas a empreendimentos portuários

Autores

  • Saulo Cristiano Barbosa Instituto Federal Fluminense - Estudante do PPEA - IFF
  • Maria Inês Paes Ferreira Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

Valoração ambiental. Instalações portuárias. Porto do Açu.

Resumo

A revolução técnico-científico-informacional possibilitou a fragmentação do processo produtivo a uma escala mundial. Nesse contexto, os portos se tornam fundamentais no contexto da globalização, pois promovem a integração material ao mercado global apresentando-se como uma estrutura fundamental nos arranjos espaciais. Diante da lógica de integração global, a qual necessita da infraestrutura portuária, busca-se, com o presente trabalho, sugerir a valoração econômica como instrumento de gestão ambiental aplicável aos impactos realizados por empreendimentos portuários à atividade de pesca artesanal, tendo como estudo de caso os impactos provocados pelo Superporto do Açu à prática da pesca artesanal em São João da Barra-RJ

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Saulo Cristiano Barbosa, Instituto Federal Fluminense - Estudante do PPEA - IFF
    Pós-graduação Latu Senso (Femass).Estudante do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental (IFF). Professor da rede estadual de educação.
  • Maria Inês Paes Ferreira, Instituto Federal Fluminense
    Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). É professora titular do IFFluminense e foi Diretora de Inovação, Pesquisa e Extensão do Campus Macaé do IFFluminense, atuando atualmente como docente permanente Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, como Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental do IFFluminense e em projetos interdisciplinares nos Ensinos Técnico e Médio da instituição, aonde também atuou como professora dos cursos de Tecnologia na área de Petróleo e de Engenharia de Controle e Automação, exercendo também a função de coordenação do Núcleo de Pesquisa em Petróleo, Energia e Recursos Naturais. Coordena o Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental do IFFluminense. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Polímeros, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de petróleo, gestão ambiental e de recursos hídricos, educação ambiental, licenciamento ambiental e impactos ambientais, sendo também voluntária da Associação dos Amigos do PARNA Jurubatiba, ex-Presidente da Mesa Diretora da Plenária de Entidades da Macrorregião Ambiental 5 do Estado do Rio de Janeiro e ex-Subsecretária de Ambiente do Município de Macaé . É representante titular do IFFluminense na Plenária do Comitê de Bacia dos Rios Macaé e das Ostras, ocupando atualmente a função de vice-presidente do supracitado Comitê. É também representante do IFFluminense no Conselho Consultivo do PARNA Jurubatiba e na Agenda 21 de Macaé.

Downloads

Publicado

31-12-2015

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Valoração de impactos à pesca artesanal em zonas costeiras: uma proposta metodológica para estimativas de compensação associadas a empreendimentos portuários. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 69–90, 2015. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.v9n215-06.. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>