Avaliação de escassez hídrica em comunidades rurais no entorno de unidades de conservação de proteção integral: índice de pobreza hídrica no assentamento João Batista Soares, Restinga de Jurubatiba, RJ, Brasil

Autores

  • Fernanda Lerner Prefeitura Municipal de Cabo Frio. Prefeitura Municipal de Macaé.
  • Maria Inês Paes Ferreira IFFluminense - PPEA

DOI:

https://doi.org/10.19180/2177-4560.v10n22016p103-118

Palavras-chave:

Pobreza rural. Assentamento de reforma agrária. Agricultura familiar. Carapebus.

Resumo

As baixas qualidade e quantidade de água têm impactos na saúde, afetam o meio ambiente e a capacidade dos ecossistemas de fornecer serviços ecossistêmicos. Especialmente no meio rural, a água de qualidade apropriada, disponível no momento certo, é necessária para satisfazer as necessidades básicas e para melhorar a produtividade da terra e do trabalho. O Índice de Pobreza Hídrica (IPH) tem capacidade de avaliar se os indivíduos possuem esse recurso natural, em quantidade e qualidade satisfatória, para uso doméstico e da comunidade. Este trabalho se concentra na aplicação do IPH no assentamento de reforma agrária João Batista Soares, Carapebus, Brasil. O assentamento possui problemas ambientais como degradação do solo e falta de cobertura vegetal, sendo considerado vulnerável ambiental. Pela aplicação do IPH, concluiu-se que o assentamento também possui escassez hídrica, uma vez que o resultado do índice foi de 42,5%, índice que reflete insegurança hídrica. A escassez hídrica dos assentados afeta a produção, a obtenção de renda e a qualidade de vida desses indivíduos. Acredita-se que o acesso a financiamentos e subsídios, que são direito dos assentados, possa amenizar o quadro de escassez hídrica e minimizar a vulnerabilidade ambiental enfrentada por esses indivíduos. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Lerner, Prefeitura Municipal de Cabo Frio. Prefeitura Municipal de Macaé.
    Mestrado em Engenharia Ambiental (IFFluminense)
  • Maria Inês Paes Ferreira, IFFluminense - PPEA
    Doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994)

Downloads

Publicado

30-12-2016

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Avaliação de escassez hídrica em comunidades rurais no entorno de unidades de conservação de proteção integral: índice de pobreza hídrica no assentamento João Batista Soares, Restinga de Jurubatiba, RJ, Brasil. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 103–118, 2016. DOI: 10.19180/2177-4560.v10n22016p103-118. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/9556.. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>