Subsídios para Políticas Públicas e Gestão Integrada das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Una – RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/2177-4560.v14n12020p163-181

Palavras-chave:

Gerenciamento de recursos hídricos, Monitoramento de qualidade de água, Gerenciamento integrado de bacias hidrográficas

Resumo

Considerando o atual cenário ambiental brasileiro, percebem-se aspectos e impactos negativos em relação à gestão dos recursos hídricos. Dito isso, sabendo-se do potencial da água como recurso estratégico para a humanidade, por manter a vida no planeta, esse recurso vital assume grande importância nas dimensões ambiental, econômica e social, e, para que se consiga atender às necessidades dessas dimensões de maneira adequada, é preciso pensar e gerenciar de forma sistêmica e integrada, incentivando a implementação de projetos promotores dos três pilares da sustentabilidade. Baseando-se em pesquisa documental e bibliográfica, buscou-se levantar bases científicas associadas ao gerenciamento integrado de bacias hidrográficas, de forma a analisar e disponibilizar subsídios teóricos refletidos em possíveis aplicações práticas para a gestão das águas da bacia do Rio Una, situada na Região Hidrográfica VI (RH-VI) do estado do Rio de Janeiro, possibilitando a interação entre diferentes setores da sociedade. A revisão aponta estratégias fundamentais para a manutenção da qualidade das águas da bacia e para sua integridade ecossistêmica, e caminhos para a implantação de políticas públicas voltadas à gestão integrada dos recursos hídricos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rubens Gabriel Soares Pozes, Instituto Federal Fluminense
    Mestrando em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense, campus Macaé) – Macaé/RJ – Brasil. E-mail: rubensgabriel.300@gmail.com

Downloads

Publicado

16-04-2020

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

Subsídios para Políticas Públicas e Gestão Integrada das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Una – RJ. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 163–181, 2020. DOI: 10.19180/2177-4560.v14n12020p163-181. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/15330.. Acesso em: 18 abr. 2024.